Os municípios podem utilizar de benefícios como ajuda humanitária, dispensa do processo licitatório e abertura de crédito
Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (4), a homologação dos decretos de Situação de Emergência de nove municípios por conta do nível da água após os temporais e excesso de chuva: Santo Antônio do Palma, Montenegro, David Canabarro, Jaguari, Vila Maria, Marcelino Ramos, Getúlio Vargas, Ivoti e Nova Bassano. O Decreto 53.283/2016, assinado pelo governador José Ivo Sartori, reconhece os prejuízos econômicos e materiais nos municípios atingidos, validando os decretos em âmbito estadual.
Com a homologação, os municípios podem utilizar de benefícios como ajuda humanitária, dispensa do processo licitatório, abertura de crédito extraordinário, entre outros. Segundo Instrução Normativa nº 01/2012, do Ministério da Integração Nacional, devem ser comprovados danos humanos, materiais e/ou ambientais, com prejuízos econômicos públicos que superem 2,77% ou prejuízos privados na ordem de 8,33% da receita corrente líquida anual do município, para que o Estado e/ou a União possam intervir.
Notícias relacionadas
Desde 1969, Comercial Klock é referência em Venâncio Aires
Tradicional loja que comercializa variado mix de utilidades expandiu seus negócios e abriu filial em Lajeado neste ano
Marcha para Jesus movimenta fiéis em Santa Cruz neste sábado
Quarta edição do evento percorreu asa Marechal Floriano em direção ao Parque da Oktoberfest
Representante da Fapergs palestra sobre oportunidades de financiamento e apoio a projetos
Mauro Mastella mostrou como a fundação está moldando o futuro da pesquisa e inovação no Estado
Cooperativa Escolar Verde Vale realiza assembleia e eleição de nova diretoria
Solenidade foi acompanhada pelo prefeito, Carlos Gustavo Schuch, e outras autoridades