Ao todo, grupo de dança conta com 22 integrantes que distribuem sorrisos e levam pureza por meio da música
Entre um movimento e outro e em meio a muitos passos, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul se entregam à dança e buscam levar emoção, amor e pureza à comunidade. Desde 2012, a Apae conta com o grupo de danças gaúchas denominado Apaexone-se, composto por 22 alunos. E é no clima de Semana Farroupilha que o entusiasmo pela música e dança aumenta e se intensifica.
Os ensaios ocorrem todas as quintas-feiras no período da manhã e, segundo a professora de Educação Física Viviane Lopes, o objetivo é fazer com que eles possam transmitir uma coreografia carregada de sentimentos puros e verdadeiros: "Eles dançam com a alma e o coração. É um grupo unido, amado e muito querido. Todos prestam muita atenção e têm um comprometimento grande", comenta. Sonhadores, os alunos, segundo a professora Viviane, têm ainda como objetivo dançar no programa Galpão Crioulo ou receber a visita do Neto Fagundes: "Eles carregam muita pureza e é preciso acreditar na capacidade deles".
VALORIZAÇÃO
Distribuindo sorrisos por onde passam, os 22 integrantes do grupo dançam as músicas gaúchas tradicionais e as de entrada. Conforme a professora, a iniciativa possibilita que eles tenham a autoestima elevada e, ainda, se sintam valorizados. "Busco trabalhar com coreografias que trazem sentimentos", complementa. A coordenadora pedagógica da Apae, Sandra Kirst, destaca que os ensaios do grupo de danças são momentos muito importantes para os alunos e que contribuem no que se refere ao desenvolvimento dos mesmos: "É um momento de integração e que faz eles se sentirem importantes".
Ricardo Bartz, 34 anos, é um dos integrantes desde a sua fundação e conta que sempre foi um apaixonado por dança gaúcha. Além de ter gosto pela dança, ele ressalta que fazer amizades é o que mais o motiva a permanecer no grupo.
Notícias relacionadas
“Acontecem situações em que a mulher sequer percebe que aconteceu uma violência”, afirma advogada
Crime de importunação sexual foi registrado nessa quinta-feira em Santa Cruz
Hospital Santa Cruz promove palestras sobre manejo da dor
A atividade será realizada no auditório do Curso de Medicina
Enart promove ação solidária e arrecada quatro mil brinquedos para crianças carentes
Durante o evento, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) angariou brinquedos novos que serão doados na Festa de Natal do Município
ARAUTO REPÓRTER UNISC 22 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ QUARTO Congresso Estadual das Academias de Letras inicia HOJE em Santa Cruz. ➡️ Incidência de sinistros em estufas de tabaco são motivos de alerta na atual safra. ➡️ Santa Cruz sedia segunda…