Exposição permanece no local até o dia 20 de dezembro. Veja fotos
Para comemorar os 170 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul e também em função da 35ª Oktoberfest, o Museu do Colégio Mauá realiza uma exposição especial. A mostra foi aberta nesta segunda-feira (7) e se estende até o dia 20 de dezembro no museu, situado na Rua Marechal Floriano, em frente à Praça da Bandeira, em Santa Cruz do Sul.
Na exposição, chamada de Santa Cruz, 170 anos de Imigração, é possível encontrar objetos variados usados pelos imigrantes ou seus descendentes, como instrumentos musicais, baú, perna de pau, ferramentas, livros, uniformes de sociedades, utensílios domésticos e de trabalho, cópias de documentos, fotografias, entre outros. De acordo com a diretora do Museu, Maria Luiza Rauber Schuster, a exposição, além de comemorar os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, busca mostrar um pouco dessa trajetória por meio de peças valiosas e enriquecedoras de conhecimento. Ela conta que quando iniciou a montagem da exposição passou a aprender ainda mais com cada peça embora tenha envolvimento com o museu há 22 anos. "Todas as coisas que buscamos para trazer refletem a vida que muitas pessoas tiveram. É importante sabermos por que temos determinadas heranças e coisas aqui", complementa.
O diretor do Colégio Mauá, Nestor Rachen, destacou que a exposição temporária é uma forma de prestar uma homenagem às pessoas que fizeram história no município. "No museu há verdadeiras pérolas. Tomara que muitas pessoas possam visitar essa exposição e aprender, porque o passado ensina e quem não aprende com o passado não consegue projetar o seu futuro. Nós aprendemos com o passado justamente para não cometermos os mesmos erros e até aprendemos a agradecer por hoje vivermos uma vida diferente", comenta.
FUNCIONAMENTO DO MUSEU
O acervo do Museu do Colégio Mauá é composto por doações feitas pela comunidade regional e Museu Escolar, com peças arqueológicas, objetos indígenas, materiais referentes aos imigrantes alemães, rara coleção de animais taxidermizados (empalhados), entre outros.
O museu funciona de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 1 ho, com ingressos a R$ 1,50 para estudantes e aposentados e R$ 3 para os demais. Grupos devem fazer o agendamento pelo telefone (51) 3715-0496.
Notícias relacionadas
“Há situações em que a mulher sequer percebe que aconteceu uma violência”, afirma advogada
Crime de importunação sexual foi registrado nessa quinta-feira em Santa Cruz
Hospital Santa Cruz promove palestras sobre manejo da dor
A atividade será realizada no auditório do Curso de Medicina
Enart promove ação solidária e arrecada quatro mil brinquedos para crianças carentes
Durante o evento, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) angariou brinquedos novos que serão doados na Festa de Natal do Município
ARAUTO REPÓRTER UNISC 22 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ QUARTO Congresso Estadual das Academias de Letras inicia HOJE em Santa Cruz. ➡️ Incidência de sinistros em estufas de tabaco são motivos de alerta na atual safra. ➡️ Santa Cruz sedia segunda…