Outubro Rosa lembra a importância da prevenção e do autoexame
Rosa. Eis a cor que identifica o mês marcado por ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Mundialmente conhecido, o movimento Outubro Rosa costuma despertar atividades preventivas e de conscientização sobre a importância do autoexame por meio do toque. Para lembrar da importância da data, o Arauto Saúde desta semana, em vez de entrevistar um especialista, traz a história de sete mulheres que venceram o câncer.
Além de contar como descobriram a doença, Samira, Neiva, Silvani, Ana Maria, Ângela, Lori e Silvania falam da importância em se cuidar, dos exames preventivos e de como enfrentar o tão temido câncer. São depoimentos emocionantes, que trazem a superação de cada uma dessas guerreiras.
Após a descoberta do tumor, elas acreditavam estar sem chão. Algumas até pensaram que iriam morrer. O choro foi inevitável e a necessidade de escolher: desistir ou se tratar. Elas decidiram enfrentar e vencer a doença. Embora tivessem dias durante o tratamento que a vontade era desistir, devido aos efeitos colaterais, nenhuma destas sete mulheres deixou a “peteca cair”. Mostraram que estavam acima do câncer.
Após vencer a doença, recomendam o autoexame e consultas preventivas. “O câncer ainda é um tabu. Mas é importante saber que não é porque teve diagnóstico que vai morrer. Vencer é estar viva”, diz uma delas.
Para essas mulheres, estar viva e superar um momentão tão difícil é levantar, ver o sol brilhando, os pássaros cantando, a chuva caindo, a brisa, o vento soprando no rosto. São as pequenas coisas. É estar feliz por estar viva e fazer o que se gosta.