Geral

Campeão do Enart 2016 vai ser conhecido neste domingo

Publicado em: 19 de novembro de 2016 às 22:24 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:55
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Luiza Adorna
    compartilhe essa matéria

    Santa Cruz do Sul é palco do evento desde sua 12ª edição

    Depois de um ano de muitos ensaios, ansiedade e preparação, o grande dia está quase aí. Neste domingo (20), o vencedor do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) será conhecido. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz se classificou e dança nessa final de 2016. As apresentações ocorrem na manhã deste domingo, no Ginásio Poliesportivo, a partir das 9h. Para quem não conseguir assistir a finalíssima no Parque da Oktoberfest, uma transmissão ao vivo é disponibilizada pela TV Tradição. Você pode acessar aqui para assistir. 

    Mas, o que é o Enart?

    O Encontro de Arte e Tradição (ENART 2016) é o mais tradicional evento gaúcho de dança tradicionalista. A sua importância é tamanha que ele foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como o maior festival de arte amadora da América Latina.

    Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final. Centenas de competidores de todo o estado participam deste evento e milhares de espectadores, não só do Rio Grande do Sul, como também de outros estados e países, que prestigiam o evento e apreciam as tradições do povo gaúcho.

    Finalidade e objetivos

    Segundo o site do MTG, O Enart tem por finalidade “a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição, dos usos e costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul. Seus objetivos são promover o intercâmbio cultural, além de uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho entre os participantes das diversas regiões culturais Rio-grandenses; projetar a cultura popular e tradicional do Rio Grande do Sul em nível regional e estadual, abrindo perspectivas de amplitude além de nossas fronteiras; promover a harmonia, a integração e o respeito evitando-se a projeção da vaidade e o personalismo entre os participantes; valorizar o artista amador do Rio Grande do Sul, evitando atitudes pessoais ou coletivas que deslustrem os princípios de formação moral do povo gaúcho; e credenciar os vencedores do ENART, nas diversas modalidades (individual ou coletiva), a se apresentarem nos eventos oficiais do MTG e representarem o Estado nos eventos nacionais e internacionais, quando convidados.