Administração Municipal alegou inconstitucionalidade no projeto
Alegando inconstitucionalidade, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, vetou o projeto que previa o transporte de animais em ônibus urbanos, aprovado pela Câmara de Vereadores no último dia 11. Além disso, com a mesma justificativa, vetou o projeto sobre a proteção do patrimônio histórico; o que dispõe sobre a comunicação prévia da interrupção ou suspensão do serviço de fornecimento de energia elétrica e água; e sobre alterações na lei de criação do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Compur).
Em nota encaminhada aos meios de comunicação pela prefeitura, um parecer da própria Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores alegou impedimento legal para a aprovação dos textos. Como já ocorreu em ocasiões anteriores, o prefeito tem por costume, independente de sigla partidária, vetar projetos que violem princípios constitucionais.
A proposta teve como autora a vereadora Bruna Molz. Era destacado que a saúde dos animais está intimamente ligada à saúde humana e, então, a municipalidade deve facilitar os meios para que a população de baixa renda propicie socorro médico aos seus animais domésticos. Caso fosse sancionado, seriam considerados animais domésticos de pequeno ou médio porte, os cães e os gatos de até 10kg. Ficam incluídos também os cães-guias, sem limite de peso, desde que acompanhando portadores de deficiência visual.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal