Geral

Protetor das Águas recebe visita de franceses

Publicado em: 22 de novembro de 2016 às 12:03 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:57
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Na manhã desta terça-feira, técnicos e estudantes estiveram em um dos produtores inseridos no programa que preserva as nascentes do Arroio Andréas

    O Programa Protetor das Águas, de Vera Cruz, recebeu na manhã desta terça-feira (22) a visita de responsáveis pela iniciativa, integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo), estudantes de universidades gaúchas e de dois técnicos franceses. O objetivo foi apresentar o Protetor das Águas, que desenvolve ações de recuperação e proteção de recursos hídricos, mediante o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos agricultores de pequenas propriedades. A visita foi nas terras de Eno Wegner, em Linha Andréas. Pelo local, os visitadores e estudantes puderam ver na prática como funciona o programa, bem como sanar dúvidas relativas à sua implantação.

    Ainda na manhã desta terça-feira, o grupo foi até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vera Cruz para conhecer como funciona a estrutura, que recebe a água captada do Arroio Andreas e abastece cerca de 70% da área urbana do município, conforme dados do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).

    O PROTETOR DAS ÁGUAS
    Desde o ano passado, o Protetor das Águas está sob o comando da Prefeitura de Vera Cruz com atividades de forma permanente e renovação anual. Para que isso ocorresse, a prefeita Rosane Petry encaminhou um projeto de lei à Câmara de Vereadores para a criação do Programa Protetor das Águas. As atividades também contam com o aporte de recursos da Agência Nacional de Águas (ANA). Atualmente, há 63 produtores inseridos no Programa Protetor das Águas.