Na manhã desta terça-feira, técnicos e estudantes estiveram em um dos produtores inseridos no programa que preserva as nascentes do Arroio Andréas
O Programa Protetor das Águas, de Vera Cruz, recebeu na manhã desta terça-feira (22) a visita de responsáveis pela iniciativa, integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo), estudantes de universidades gaúchas e de dois técnicos franceses. O objetivo foi apresentar o Protetor das Águas, que desenvolve ações de recuperação e proteção de recursos hídricos, mediante o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos agricultores de pequenas propriedades. A visita foi nas terras de Eno Wegner, em Linha Andréas. Pelo local, os visitadores e estudantes puderam ver na prática como funciona o programa, bem como sanar dúvidas relativas à sua implantação.
Ainda na manhã desta terça-feira, o grupo foi até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vera Cruz para conhecer como funciona a estrutura, que recebe a água captada do Arroio Andreas e abastece cerca de 70% da área urbana do município, conforme dados do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
O PROTETOR DAS ÁGUAS
Desde o ano passado, o Protetor das Águas está sob o comando da Prefeitura de Vera Cruz com atividades de forma permanente e renovação anual. Para que isso ocorresse, a prefeita Rosane Petry encaminhou um projeto de lei à Câmara de Vereadores para a criação do Programa Protetor das Águas. As atividades também contam com o aporte de recursos da Agência Nacional de Águas (ANA). Atualmente, há 63 produtores inseridos no Programa Protetor das Águas.
Notícias relacionadas

Reconstrução: obras avançam nos bairros e interior de Santa Cruz após as enchentes
Trincas, canais e pontes estão sendo reparados pela Secretaria de Obras; veja detalhes

Santa Cruz terá missa em homenagem ao papa Francisco
Celebração será nesta segunda-feira, na Catedral São João Batista, presidida por Dom Aloísio Dilli

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem encerra nesta semana
Interessados têm até 25 de abril para fazer a solicitação

Vaticano confirma causa da morte do papa Francisco
Relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano