Esses recursos podem ser utilizados pelas escolinhas no pagamento de arbitragem, alimentação, fardamento e materiais
Disciplina, garra e muita força de vontade. Com essa fórmula, dezenas de jovens atletas, entre crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 19 anos, foram selecionados na última edição do Campeonato Municipal Dente de Leite para ingressarem como bolsistas nas escolinhas do Santa Cruz, Avenida, Genoma Colorado, Flamengo e União Corinthians. Eles foram conhecidos pelo prefeito Telmo Kirst, semana passada, no salão nobre do Palacinho, e receberam a carta de convocação, durante a cerimônia de assinatura do termo de colaboração com as entidades sócio-esportivas do município.
No futebol e no basquete a parceria ocorre desde 2013 e, este ano, passa a acontecer também no judô, através da Associação de Judô Santa Cruz do Sul, e com a Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). Desde o início do proejto, centenas de jovens têm a oportunidade de praticar atividades esportivas, ocupando o tempo livre no extraturno escolar e mantendo-se assim longe da drogadição. Este ano o repasse da Prefeitura será de R$ 204 mil a sete entidades. Esses recursos podem ser utilizados pelas escolinhas no pagamento de arbitragem, alimentação, fardamento e materiais.
Como contrapartida, bolsas são oferecidas para destaques do Projeto Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã e do Campeonato Municipal Dente de Leite, iniciativas coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte. A seleção dos bolsistas é feita pelos chamados “olheiros” durante as competições. Para este ano 84 bolsas foram concedidas. Além de mostrar talento na modalidade, a gurizada precisa se puxar nos estudos, saber conviver em grupo e ser um exemplo quando o assunto é disciplina.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, o investimento não é isolado, mas integra uma série de ações de governo e se constitui em uma política pública de valorização do esporte. Na ocasião, ele citou o apoio a todas as ligas de esporte amador, os projetos Craques da Bola e Maturidade Esportiva e os investimentos em equipamentos esportivos como o CIE Faxinal, ginásio da Linha Santa Cruz, campos do Flamengo, Esmeralda, Rauber e Bom Jesus. “Tudo isso com um só objetivo, a formação da cidadania, através do esporte. Se estes jovens não forem craques da bola, terão oportunidades e serão, com certeza, craques na vida, cidadãos do bem”, disse.
Assinaram o convênio a Associação de Judô Santa Cruz do Sul, Associação Genoma Santa Cruz, Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes, Associação Periquito Esporte em Ação, Centro Esportivo, Educacional e Social Santa Cruz, Esporte Clube União Corinthians e Sociedade Cultural, Beneficente e Recreativa Flamengo.
Notícias relacionadas
Avenida realiza intervenções nos Eucaliptos para implementação do VAR durante o Gauchão
Federação Gaúcha de Futebol anunciou que, a partir de 2025, o Árbitro de Vídeo será utilizado em todos os jogos
Avenida inicia pré-temporada visando o Gauchão 2025
O clube já anunciou 23 jogadores que farão parte da equipe na disputa do estadual
Ceisc União Corinthians viaja para dois jogos em São Paulo
Adversário serão Mogi Basquete, nesta quarta, e São José, na sexta
Avenida alerta para golpes envolvendo nome do clube
Golpistas estariam entrando em contato com pessoas oferecendo vagas na equipe profissional, mediante pagamento de taxas ou envio de informações pessoais