Geral

Entra em funcionamento novo software de licenciamento ambiental em Santa Cruz

Publicado em: 30 de novembro de 2016 às 12:17 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:04
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    O maior diferencial com relação ao sistema anterior é que o atual é online

    Protocolar e acompanhar processos de licenciamento ambiental, no âmbito do município, ficou mais fácil, a partir de agora. Nessa quarta-feira (30), entrou em funcionamento o novo sistema de gerenciamento dos processos administrativos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), que pode ser acessado através do portal da Prefeitura, pelo endereço www.santacruz.rs.gov.br.

    O maior diferencial com relação ao sistema anterior é que o atual é online, permitindo ao usuário acompanhar o andamento das demandas em tempo real. Na avaliação do secretário da pasta, Vanir Ramos de Azevedo, a nova ferramenta confere mais transparência e publicidade aos procedimentos.“O sistema licitado anteriormente era insuficiente frente às nossas necessidades e era uma solicitação dos técnicos que viéssemos a ter um sistema de gestão mais qualificado”, disse.

    De fácil manuseio e com um layout totalmente novo, a plataforma apresenta um formato dinâmico,mais prático e intuitivo e traz diferentes níveis de acesso. Logo na entrada é possível efetuar um cadastro de usuário para acompanhar detalhadamente a movimentação de cada processo ou, em caso contrário, ingressar no sistema sem a necessidade de informar os dados pessoais, apenas paraa realização de consultas mais simples.

    O sistema, denominado Sislam, também abre a possibilidade para que, no futuro, seja feita a integração com os demais setores da SMMASS, a fim de que o cidadão e/ou qualquer interessado possa acompanhar as demandas referentes a serviços de melhoria urbana, fiscalização, redes hídricas, Canil Municipal e outros. Todas as informações estarão disponíveis em um banco de dados, com gráficos, tabelas, estatísticas e outras facilidades. "Quando nos propomos a fazer gestão nos dias de hoje, a primeira necessidade é facilitar o acesso aos dados gerados e esse sistema permite isso. A partir de agora será possível, em conjunto com todos os servidores, efetivamente pensar em gestão de qualidade nas áreas em que atuamos, observou Vanir.

    A supervisão da implantação do Sislam está sob a responsabilidade do engenheiro florestal daSMMASS, Décio Brasil Flores Machado Júnior. No dia 15 de dezembro a secretaria estará realizando um treinamento para uso do software, voltado a consultores ambientais do município e da região. O evento será nos turnos tarde e noite, no Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest. Inscrições diretamente na secretaria, à Rua Galvão Costa, nº 708, ou pelo telefone (51) 3902 3611, no horário das 8h às 14h.