Universidade é realizadora de evento intitulado "O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil"
A Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI) divulgou no início da tarde desta quinta-feira (12) uma nota de repúdio sobre o curso "O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil", que será realizado a partir de 24 de abril pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Dentre as aulas a serem ministradas estão: Conspirações políticas e golpes em democracias não consolidadas; 2013-2018: a gestão da nova direita no Brasil; Crise, impeachment e eleições; O empresariado e o golpe; O Judiciário e seu papel no golpe de 2016; dentre outros.
Diante do tema, a ACI resolveu se manifestar nas redes sociais, através de nota assinada pelo presidente Lucas Rubinger. Segundo o texto, o momento político vivido pelo país exige cautela e isenção. "Entendemos o papel universalista, apartidário e aberto que se espera de uma Universidade, contudo, ficamos apreensivos com a forma como este curso é apresentado, já em seu título, emitindo um pré-julgamento de um fato ocorrido na história política do país, como se esse entendimento fosse o único e o verdadeiro", diz a nota.
O texto segue citanto que há muitas opiniões divergentes sobre o fato que, em tese, seguiu a legalidade: "Não nos cabe aqui apresentá-las nem defendê-las. Não é esse o objetivo desta nota. O que esperamos é que a Universidade avalie com mais cautela esses posicionamentos, até para que o preceito da democracia, que todos nós defendemos, seja respeitado. A nota ainda salienta que a ACI espera da Unisc, como uma instituição comunitária, a alteração da apresentação do curso ou a retirada do selo da Universidade como promotora do evento.
A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Unisc e uma nota será divulgada ainda nesta tarde, após reunião sobre o assunto na instituição.
Leia a nota da ACI na íntegra:
Notícias relacionadas
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura