Apoio contribui para a expansão industrial, além da geração de renda e de empregos no município
Os programas municipais, políticas públicas e leis de incentivo, têm contribuído para a instalação de novas empresas e manutenção das existentes em Vera Cruz. Não é por acaso que a expectativa daqui há dez anos, seja de dobrar a população urbana. O crescimento acelerado do setor econômico produz mais oportunidades de emprego, geração de renda e, além de fomentar o desenvolvimento econômico, aumenta, sobretudo, a qualidade de vida da comunidade. Isso justifica o crescimento contínuo da população e o interesse do setor industrial em investir no município.
A ascensão econômica é o caminho para gerar emprego e incrementar a receita municipal, que retorna em mais recursos para suprir demandas do município. A Agro Comercial Kist e Heemann Ltda, por exemplo, recebe isenção de taxas de construção e apoio nos serviços de terraplenagem, aterro de fundações e rebaixamento de aterro frontal para a edificação de um pavilhão de até 8.200 metros quadrados. A empresa está instalada no terreno adquirido às margens da RSC-287, em frente ao Centro de Distribuição da CVI Refrigerantes.
A empresa de suplementos agrícolas, receberá ainda a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) durante cinco anos, além da isenção das taxas de licenciamento da construção. Conforme o proprietário, Eugênio Kist, o que motivou a instalação no município foi, sobretudo, a localização do terreno, uma vez que avança a expansão industrial às margens da 287, o que também deve contribuir para a atração de novas empresas. A empresa aguarda apenas os trâmites do Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) para iniciar o funcionamento pleno, que deverá contar inicialmente com cerca de 10 a 15 funcionários.
Em 2012, a indústria de embalagens Sulprint, iniciou a busca pelo local ideal para a construção de uma nova estrutura. Instalados às margens da ERS-409, em Rincão da Serra, até o final deste ano, a empresa deverá inaugurar a finalização da primeira parte, contribuindo com a geração de empregos, desenvolvimento e crescimento de Vera Cruz. A empresa teve incentivo concedido através da doação de duas áreas de terras destinadas a construção e instalação da unidade, isenção de taxas de licenciamento para construção de 10 mil metros quadrados, serviços de terraplanagem de até 3 hectares, isenção de IPTU por cinco anos, iniciando com 100% de isenção no primeiro ano, decrescendo 20% a cada ano, além do parcelamento do ITBI.
Da mesma forma, a empresa Amaden Metalurgia, recebeu isenção de taxas de licença para a construção de um pavilhão de 1.600 metros quadrados às margens da ERS-409, no bairro Bom Jesus. Além disso, recebeu o transporte de cargas de aterro, fornecimento e transporte de cargas de rachão e 50 horas de serviço de retroescavadeira, através de equipamentos municipais ou terceirizados.
Durante o ano de 2016, o município disponibilizou R$ 155 mil de incentivo aluguel. É o caso da Venize Calçados localizada no bairro Arco Íris que recebe atualmente o valor de R$ 1 mil reais de ressarcimento no aluguel. Conforme a proprietária, Venize Freese, o apoio foi um dos fatores contribuintes para a aquisição do prédio próprio, localizado nas dependências da antiga Rebeli. A mudança do espaço físico deverá aumentar o efetivo de funcionários, que atualmente é de 67 para no mínimo 100 colaboradores. O objetivo, salienta a proprietária, é fazer a transferência de local em janeiro, após as férias coletivas.
Atração de grandes empresas
Com o objetivo de penetrar no mercado da região dos vales, a Express Restaurantes Empresariais, empresa caxiense especializada na administração de restaurantes corporativos, com atuação na região sul e sudeste do país, escolheu Vera Cruz para sua nova filial. Atuante há 21 anos, é considerada umas das melhores empresas de se trabalhar no país. O restaurante está localizado no prédio onde era a Oásis e aguarda apenas a identidade visual do prédio e adesivagem dos automóveis para a inauguração oficial, prevista para janeiro. Inicialmente o quadro de funcionários será o mesmo, mas o objetivo é expandir, gerando assim mais empregos aos vera-cruzenses.
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
