Armador de time de São Paulo relatou aos alunos sua trajetória no basquete
Vithor Lersch da Silva, mais conhecido como Vithinho, 22 anos, esteve na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na última sexta-feira, 15 de junho, para um bate-papo com os atletas do Projeto Cestinha Sesi/Unisc, do qual fez parte, sobre a sua trajetória no basquete. Atualmente, Vithinho é armador do Mogi das Cruzes, de São Paulo. No entanto, a paixão pelo esporte começou cedo. Aos 9 anos de idade, ingressou no Cestinha, onde permaneceu até os 14 anos, quando foi chamado para jogar no Círculo Militar e, posteriormente, na equipe sub-17 do Paulistano, ambos em São Paulo, até ser contratado pelo Mogi.
“Quando fui embora e deixei minha família aqui, sabia que estava indo atrás do meu sonho. Sempre fui fissurado por basquete e assistia muitos jogos”, disse Vithinho aos atletas, reunidos no Ginásio Pedagógico da Unisc. Natural de Santa Cruz do Sul, onde está passando alguns dias de férias, o armador contou que sempre teve uma boa relação com os jogadores de São Paulo. “A quantidade dos jogos de lá é maior do que aqui e isso faz com que o atleta aprenda cada vez mais”, ressaltou.
Com relação ao Cestinha, Vithinho reafirmou a importância do projeto na vida dos jovens atletas. “Têm muitos talentos que saem daqui para outros times. É preciso treinar bastante e não desistir”, apontou. Segundo o coordenador do Projeto Cestinha, professor Gilmar Weis, para que os jovens se destaquem como jogadores, é necessário que haja equilíbrio entre os estudos e o basquete. “É muito importante que vocês estudem, pois não sabem por quanto tempo serão jogadores. O que vai garantir o futuro de vocês é o estudo”, destacou Weis, citando Vithinho como exemplo e referindo-se a ele como um jogador de alto nível.
Feito histórico
Vithinho vem se destacando no basquete nacional. Em fevereiro deste ano, o atleta realizou um feito histórico e se tornou o quinto jogador da história do Novo Basquete Brasil (NBB) a fazer um triplo-duplo (quando um jogador atinge dois dígitos em três fundamentos do basquete). O armador de 1,85m registrou seus 10 pontos, 10 rebotes e 10 assistências na vitória de seu time, o Mogi das Cruzes, contra Campo Mourão (97×69) em apenas 22 minutos, algo raríssimo no esporte. “Foi um dia maravilhoso, feliz, emocionante”, afirmou o jogador.
Notícias relacionadas
Votação para o Destaque Esportivo Popular encerra nesta quarta-feira
Interessados devem responder o formulário disponível no site da Administração Municipal
Avenida realiza intervenções nos Eucaliptos para implementação do VAR durante o Gauchão
Federação Gaúcha de Futebol anunciou que, a partir de 2025, o Árbitro de Vídeo será utilizado em todos os jogos
Avenida inicia pré-temporada visando o Gauchão 2025
O clube já anunciou 23 jogadores que farão parte da equipe na disputa do estadual
Ceisc União Corinthians viaja para dois jogos em São Paulo
Adversário serão Mogi Basquete, nesta quarta, e São José, na sexta