Área doada à Assemp, pela Prefeitura de Santa Cruz, será revertida à Câmara para a construção de uma sede própria
A estimativa é de que o novo prédio da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul seja concluído em dois anos e meio. É o que afirma o presidente da Câmara, Bruno Faller.
Atualmente, o prédio ocupado é o que fica localizado na esquina das Ruas Assis Brasil e Fernando Abott, sendo que anteriormente a Câmara encontrava-se na Rua Júlio de Castilhos. A mudança para a atual localização ocorreu devido a problemas na estrutura que o prédio da Rua Júlio de Castilhos apresentava, sendo, alguns deles, a falta de acessibilidade e do Plano de Prevenção de Incêndio (PPCI).
No entanto, a estrutura utilizada no momento é alugada e, em função disso, a Câmara de Vereadores tem lutado para conquistar uma sede própria que deverá ser construída na esquina da Rua Coronel Oscar Jost com a 28 de Outubro.
SOBRE A ÁREA DA NOVA SEDE
Segundo o presidente, a Prefeitura fez uma doação para a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) há dois anos de um prédio que está inacabado, localizado onde deverá ser a nova sede.
Quando Faller assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul neste ano, a meta estava, justamente, em garantir a sede própria até para evitar o pagamento de aluguel, que chega a R$ 360 mil mensais. "Nós estamos com 26 anos de prédio alugado e entendemos que está na hora da Câmara ter um prédio definitivo e que atenda ao funcionamento e também de todas as entidades que utilizam o prédio", comenta.
Após um amplo estudo, firmou-se a parceria da Câmara com a Assemp que entendeu a necessidade de haver um prédio próprio do Legislativo e decidiu reverter a área doada pela Prefeitura para a Câmara. A estrutura está inacabada, mas já existe um subsolo com estacionamento e o primeiro andar. O objetivo é ainda construir um segundo piso para a colocação do plenário.
SITUAÇÃO ATUAL
De acordo com Faller, atualmente o Município realiza o processo de desmembramento da área com a Assemp e, após isso, serão feitos os trâmites burocráticos relacionados à Secretaria do Planejamento e o Cartório de Imóveis. Em seguida, um Projeto de Lei será direcionado à Câmara de Vereadores onde será aprovada a proposição.
No momento em que for concluída a doação da área, o presidente explica que haverá condições de serem iniciados os procedimentos para preparar o edital de construção e adequação do prédio à Câmara de Vereadores.
O trabalho está voltado para que, até o fim deste ano, seja possível finalizar o processo de licitação para, posteriormente, iniciar as obras e concluir o prédio. Os valores do investimento ainda não foram estipulados. "Nós precisamos receber esse prédio para que nós possamos contratar um profissional que vai nos auxiliar na elaboração do plano de necessidades e definir os espaços", complementa.
EM ESTUDO
Segundo Faller, está em estudo a possibilidade de fazer uma licitação pública ou a realização de um concurso público para a contratação do projeto da obra.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão