Geral

Campeão do UFC participa de documentário santa-cruzense

Publicado em: 21 de dezembro de 2016 às 12:24 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:19
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução/Facebook
    compartilhe essa matéria

    Lyoto Machida fez parte da produção do formando em Produção em Mídia Audiovisual Cristiano Junkherr sobre a paixão pelo Karate

    Como trabalho de conclusão de curso, Cristiano Junkherr, formando do curso de Comunicação Social – habilitação Produção em Mídia Audiovisual, produziu um documentário sobre Karate. Ele é acadêmico da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Para engrandecer seu trabalho, ele entrou em contato com Lyoto Machida, conhecido como "The Dragon", considerado o quarto melhor lutador de MMA de sua categoria (meio-pesado).  Lutador de MMA e Karatê, Lyoto já venceu diversos atletas respeitados no esporte, como Stephan Bonnar, Thiago Silva, Ryan Bader e Randy Couture. Intitulado Mãos Vazias: O caminho do Karatê-do, o documentário traz histórias de diversas pessoas, assim como a do campeão.

    No documentário, Junkherr conseguiu reunir duas paixões: as gravações e o próprio Karate. O esporte entrou em sua vida quando ele era ainda uma criança. Chegou a ficar 12 anos afastado, mas voltou a praticar em 2016, com 27 anos. “Eu queria fazer com que as pessoas conhecessem o Karate. É um esporte muito praticado na região, mas pouco divulgado. Meu intuito foi contar, da forma mais fiel possível, como funciona a arte marcial”, relata o rio-pardense. Narrando a história do esporte e o seu crescimento, o documentário foi construído durante meses, através de depoimentos de praticantes sobre o quanto o esporte faz bem. O próprio Junkherr concorda: “toda vez que eu coloco o kimono, os meus problemas ficam lá na rua”.

    Confira o documentário abaixo: