Comunidade de Vila Progresso pôde visitar estandes, prestigiar a chegada do Papai Noel e acompanhar inaugurações e formatura de crianças
Festa em dose dupla. Na quinta-feira, dia 22, além do Papai Noel presentear as crianças, foi dia de comemorar o primeiro ano de funcionamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso. O termômetro marcava mais de 30 graus e o céu dava indicativos de que poderia haver pancadas de chuva. Mas nem por isso o público deixou de ir até a praça da localidade e acompanhar a programação, especialmente planejada para a tarde. Eram estandes de saúde, de corte de cabelo, manicure, escolinha de trânsito, enfim, inúmeras atividades para envolver a comunidade da região sul de Vera Cruz.
Durante as festividades do primeiro ESF do interior do município foi inaugurada mais uma academia ao ar livre. Os aparelhos de ginástica estão montados ao lado do ESF e disponíveis para quem quiser usar. A prefeita Rosane Petry, juntamente com alguns secretários, também realizou o corte da fita que simboliza a inauguração do caminhódromo de Vila Progresso. Construída no entorno do ESF, a obra beneficia não só os que recebem atendimento médico e odontológico no local, mas a comunidade que se dirige à escola Frederico Augusto Hannemann e ao ginásio de esportes construído atrás do educandário.
NO PRIMEIRO ANO, 21 MIL ATENDIMENTOS
Um balanço realizado pela enfermeira responsável pelo ESF de Vila Progresso, Janaína Cunha, aponta que desde o início das atividades, em dezembro do ano passado, foram realizados mais de 21 mil procedimentos, entre consultas médicas, ginecológicas, nutricional, atendimento odontológico, enfermagem, grupos de educação em saúde, visitas domiciliares realizadas pelo médico e a equipe de enfermagem. Além disso são realizadas visitas pelas agentes comunitárias de saúde. Janaína destaca que a unidade ainda realiza grupos de hipertensos/diabéticos, puericultura, tabagismo, saúde na escola, teatros (dengue, gripe e saúde bucal) e atendimento especial às gestantes. Os grupos de educação em saúde são realizados mensalmente nas localidades, na unidade ou na escola.
A matéria na íntegra você acompanha na edição impressa do Jornal Arauto deste sábado.
Notícias relacionadas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da pratica de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina
Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens
Estudo foi feito pela Fiocruz Bahia e Universidade de Harvard