Móveis inservíveis, madeiras, restos de materiais de construção são abandonados em terrenos baldios
O descarte irregular de lixo e materiais inservíveis deu trabalho para a Prefeitura de Santa Cruz do Sul ao longo de 2016. Em trabalho realizado pela Central de Serviços, foram recolhidos neste ano, 870 cargas de rejeitos, uma média de três a quatro por dia. A maioria dos casos são de descarte irregular, mas uma grande parte do recolhimento se dá também a pedido de moradores.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo, os principais pontos usados clandestinamente para descarte são a estrada secundária de acesso ao Parque de Eventos e o Corredor Frey. Azevedo afirma que uma fiscalização mais intensa deve iniciar em 2017. "Santa Cruz é reconhecida por ser uma cidade limpa e pode ser ainda mais se as pessoas se conscientizarem. Como os números de cargas recolhidas é muito grande, poderemos estar intensificando a fiscalização", disse. A multa, em caso de flagrante, pode chegar a R$ 5 mil.
Móveis inservíveis, madeiras, restos de materiais de construção e até animais mortos são os casos mais reincidentes durante o trabalho feito pela Central de Serviços. As intervenções também incluem mutirões de limpeza, capina de canteiros, poda de árvores, recolhimento de galhos e corte de grama.
Perigo
A Prefeitura também alerta os locais de descarte irregular podem facilitar a proliferação do Aedes egypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. A prática também traz diversos prejuízos ao meio ambiente. Vanir Ramos de Azevedo, lembra que populares podem fazer denúncias e ajudar na fiscalização através de fotografias ou mesmo informando o número da placa do veículo utilizado no descarte. O telefone da Secretaria é (51) 3902-3611.
Notícias relacionadas
Sementes da Vida e Diversos Talentos são as novas cooperativas escolares de Santa Cruz
O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo encerra o ano com um total de 25 grupos de jovens cooperativistas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da prática de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina