Política

Em convenção lojista, Sartori e Leite ressaltam propostas

Publicado em: 03 de outubro de 2018 às 11:07 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 13:44
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Fotos: Maiquel Thessing/Rádio Arauto
    compartilhe essa matéria

    Candidatos que despontam na campanha falaram à Rádio Arauto

    Nesta quarta-feira (3) ocorre a 49º Convenção Estadual Lojista com o tema Oportunidades de Crescimento. Realizado na Fenac, em Novo Hamburgo, o evento teve um painel com os candidatos ao governo do Estado. Em entrevista à Rádio Arauto, os candidatos que despontam nas pesquisas, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), ressaltaram suas propostas e falaram sobre o andamento da campanha.

    Eduardo Leite (PSDB) diz estar animado e confiante com os resultados das pesquisas que apontam o entendimento da população do projeto de governo. "Temos um projeto de desenvolvimento para o Estado, o que hoje não existe. O governador atual está focado apenas no governo e nós queremos atuar na economia e dinamizar para que se produza mais, gerando emprego e renda", fala. Ele salienta que para isso é preciso sair do foco da questão fiscal do Estado e ter projetos de desenvolvimento que visem investimentos em infraestrutura, redução da burocracia e redução da carga tributária. O candidato ainda lembrou da visita recente que fez a Santa Cruz do Sul em que teve a oportunidade de conversar com as lideranças da cidade e região. "Enxergamos, só para dar um exemplo, a demanda da RSC-287 no investimento na duplicação que é essencial para o desenvolvimento da região.  Só que o atual governo atrasou o processo de concessão para viabilizar esses investimentos privados. Nós vamos chamar o setor privado como parceiro para viabilizar isso e conseguir investimento em infraestrutura que dê redução no custo logístico, que reduzindo isso para quem produz na logística vai se produzir mais, porque se ganha mercado e consequentemente se gera mais emprego. 

    Ao deixar uma mensagem ao empresariado gaúcho, Eduardo Leite pede que confie no Estado, que tem uma grande capacidade empreendedora. "Hoje não há espaço para produzir e vamos focar nisso: redução de burocracia e carga tributária, investimento em infraestrutura para dar espaço aos que produzem, para que produzam mais e melhor, ganhe mercado e consequentemente gere mais emprego e renda", complementa. 

    José Ivo Sartori (MDB) saudou todos do Vale do Rio Pardo e salientou que é uma das regiões mais históricas e mais importantes do Estado. Na convenção, deseja mostrar a realidade e a caminhada que pretende para o futuro, sabendo que aquilo que se pode, se faz, dentro da realidade. "Evidentemente que o Vale do Rio Pardo, mesmo com toda a crise, tivemos a oportunidade de atender uma das principais aspirações que é o viaduto Fritz e Frida e com uma parte da duplicação da RSC-287, que não é tudo, mas que era possível de fazer. Também criar as condições, como tivemos a passagem na Assembleia Legislativa de um projeto que permite as concessões rodoviárias que está na parte final e acredito que será incluído também a parte de algumas rodovias que têm problemas, que vai se fazer o que se pode. Dependemos ainda da modelagem final da KPMG, uma consultoria que contratamos  e tem reconhecimento internacional e que evidentemente vai ser pela menor tarifa e também seguindo o marco regulatório e toda a legislação existente. Alguns pensam que às vezes é muito demorada a concessão, mas orientei todo o secretariado de que o país vive um descontentamento generalizado por causa das coisas mal feitas ao longo do tempo e eu disse: concessão tem que vir ao longo do tempo, sem erro, mas dentro de um processo de honestidade, seriedade e responsabilidade."

    Diz que durante a campanha tem se dividido com o vice Cairoli. "Fomos os últimos a entrarmos no cenário político, porque achavámos que deveria ter um entendimento generalizado entre todos os partidos e todas as tendências, mas de repente isso não se concebeu, não se fez, então nós continuamos aí querendo dar continuidade ao processo de mudança e de transformação da estrutura do Estado", finaliza.

    Surpresa germânica

    O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul, João Goerck, participou do evento e diz que tem conversado com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL) para que a edição de número 50 da convenção seja realizada em Santa Cruz do Sul. "Estamos pensando seriamente em janeiro ou fevereiro concretizarmos isso. Deve ser uma meta do futuro presidente, que toma posse em janeiro", explana.

    Na parte da tarde, a comitiva de Santa Cruz do Sul leva um pouco da Oktoberfest para o evento. Os bonecos Fritz e Frida estarão no local, ao lado de uma bandinha, e será distribuída cuca e linguiça ao público, tudo com o intuito de divulgar a Festa da Alegria que começa no próximo dia 10.