O espaço contempla viaturas blindadas, materiais de uso pessoal e outros equipamentos militares
As atrações da 34ª Oktoberfest e Feirasul vão além de música, cultura e diversão. Quem passar pelo Parque da Oktoberfest até o domingo, 21 de outubro, poderá encontrar uma exposição do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) – Regimento Gomes Carneiro, de Santa Cruz do Sul, retratando a força e o trabalho do Exército Brasileiro. O espaço, que fica próximo ao Ginásio Poliesportivo, mostra viaturas blindadas, materiais de uso pessoal e outros equipamentos militares. "O intuito da nossa participação na Oktoberfest é aproximar o contato do público com o Exército, transmitir informações sobre o ingresso na força, reforçar os laços de integração entre o batalhão e a comunidade e também divulgar a existência das atividades do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva", destaca o coronel Christian Augusto dos Santos Cravo.
Imponentes, dois tanques chamam atenção dos visitantes. São os blindados de artilharia Gepard 1 A2 (antiaéreo projetado para derrubar aeronaves inimigas) e Leopard 1 A5 (tanque de guerra), utilizados pelo Exército em combate. Ambos são de fabricação alemã, pesam mais de 40 toneladas e vieram especialmente da base militar de Santa Maria para a Oktoberfest. Durante a visita, o público tem a oportunidade de fazer fotos, entrar nos blindados e ainda conhecer mais sobre os equipamentos. Completam a exposição de viaturas o Blindado de Transporte de Pessoal M-113, com capacidade para 11 militares, e a viatura de reconhecimento Marruá, ambas do 7º BIB. No estande, há ainda palestras sobre as formas de ingresso no quartel, com mostra de vídeos institucionais.
ATIVIDADES
Além da exposição, os visitantes também têm a oportunidade de participar de atividades como rapel (descida de uma torre com de 10 metros de altura com corda) – para maiores de 14 anos – e pista de cordas para crianças. No sábado e no domingo, dias 20 e 21, haverá ainda apresentação da Ordem Unida sem comando do 7º BIB, às 17h30, em frente à Vila Típica. Os movimentos sincronizados da tropa com armamento são realizados pelos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do Batalhão.
Notícias relacionadas

D’Cortês Barbearia: referência em atendimento em Linha João Alves
Empreendimento é comandado pelo casal Marcelo e Josiane Cortês

Vítimas de violência doméstica terão reconstrução dentária gratuita no SUS
Atendimentos humanizados e acolhedores serão garantidos após sanção do PL 4.440/2024

Com geração de 200 toneladas diárias de lixo, Cisvale busca soluções para resíduos sólidos na região
Problema se agrava devido ao déficit financeiro entre a arrecadação para gestão dos resíduos e os custos elevados com coleta, transbordo e destinação final

Referência internacional em paleontologia, pesquisadora britânica visita Candelária
Cientistas analisam a estrutura interna dos fósseis