São mais de três mil figurantes, 20 bandinhas típicas e 10 carros alegóricos
Para encerrar a 34ª Oktoberfest com chave de ouro, ocorre neste domingo (21) o segundo desfile temático. Toda a energia da Festa da Alegria vai invadir o centro da cidade, com a participação de mais de três mil figurantes, 20 bandinhas típicas e 10 carros alegóricos. A parada tem início às 10h30min, na esquina das ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos, e promete atrair milhares de pessoas.
Inspirado no tema da 34ª Oktoberfest, Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente, o desfile contará com 10 carros alegóricos, criados e confeccionados pelo artista Sérgio Ávila e sua equipe, que contam a história de 140 anos do município. Além disso, a animação ficará por conta do grupos de danças (locais e convidados), bandas típicas, alegorias dos patrocinadores, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e entidades sociais e empresariais. O Bierwagen (Carro do Chope), a bicicleta coletiva Zig Zag Zug, a Fubica do Fritz, a família símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli, e as soberanas da 34ª Oktoberfest, Rainha Ana Julia Metz, e suas Princesas, Alline Luiza Bellina e Bruna Gabriela Cruz, também são presenças confirmadas.
Em 2018, a Coordenação de Desfiles é liderada pelo empresário João Waldemar Goerck e integrada por Ademir Machado, Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Margaret Rodrigues, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes. A segunda parada da 34ª Oktoberfest acontece no dia 21 de outubro, último dia da Festa da Alegria, também às 10h30, no mesmo local. “Esperamos que, mais uma vez, a comunidade prestigie esta grande atração, que sem dúvida, será uma das maiores já realizadas na Oktoberfest”, destaca Goerck.
Carro 1 – Emancipação
O primeiro carro alegórico a desfilar representa a emancipação política de Santa Cruz do Sul, fato que ocorreu em 1878, com criação da primeira Câmara de Vereadores.
Carro 2 – Família Fritz
Faz parte da tradição da cultura alemã o respeito e a importância da família como suporte para uma vida feliz e abençoada. O segundo carro alegórico homenageia, na metáfora da família típica alemã, através da família símbolo da Festa – o casal Fritz e Frida e os filhos Max e Mili – todas as famílias, independente de sua origem, e destaca a importância do clima familiar e agradável que a Oktoberfest busca oportunizar. Na animação estará a Banda Fest.
Carro 3 – O trem
O transporte férreo teve início em 1905, com a chegada do primeiro trem na Estação Férrea de Santa Cruz. Este meio de transporte foi importante para o desenvolvimento econômico do município e da região.
Carro 4 – Cidade
A saudade da terra natal, o trabalho árduo e as dificuldades encontradas pelos pioneiros fez com que os eventos sociais e culturais e as reuniões fossem cada vez mais frequentes. Essa socialização transformou a vida das pessoas, fortalecendo o comércio, criando escolas, igrejas e clubes sociais. Tudo isso em um povoado que veio a se tornar na próspera cidade de Santa Cruz do Sul.
Carro 5 – As soberanas
Muitas são as crianças que, de pequenas, alimentam o sonho de representar a Festa da Alegria como soberanas. Neste carro, estão elas que, neste ano, representam tão bem o carinho, a alegria e a beleza da festa. A rainha Ana Julia Metz e as princesas Alline Luiza Bellina e Bruna Gabriela Cruz saúdam a população de Santa Cruz do Sul e seus visitantes, desejando a todos uma feliz e divertida festa. A animação é da Banda Feliz em Festa.
Carro 6 – A Catedral
Desde a Idade Média, e em toda a história da cultura alemã, era comum as famílias se organizarem em torno de comunidades religiosas, que acabavam sendo muito importantes não só pela propagação e perpetuação da religiosidade, mas também como ponto de encontro e confraternização, principalmente nas festas de ação de graças, kerbs ou de padroeiros. Em nossa cidade, a importância desse local também é destacada pela beleza e imponência de nossos templos, destacando-se a Catedral São João Batista, um dos mais importantes templos de estilo neogótico do país.
Carro 7 – O trabalho
Os primeiros colonizadores passaram por diversas dificuldades. Trabalho árduo, infraestrutura precária e falta de um comércio para venda ou aquisição de produtos, mas nada que conseguisse frear a vontade de progredir em terras distantes. Depois de muita labuta, eis que chega o desenvolvimento e a industrialização, como principal fator para que a nossa colônia se desenvolvesse economicamente transformando-se num município próspero e num polo regional.
Carro 8 – Oktoberfest
Este carro representa a nossa Oktoberfest, uma das maiores festas alemãs do nosso país. Como figurantes, temos a presença das beldades que participaram do concurso de escolha da rainha da festa deste ano, prestando uma justa homenagem a todas as mulheres. A animação é da Banda Doce Desejo.
Carro 9 – Cucas
Representado por um casarão, lembra a arquitetura germânica existente na localidade de Rio Pardinho, com seus jardins floridos. A distribuição de cucas representa um dos principais elementos da culinária alemã, farta e saborosa. Vale destacar que Santa Cruz é considerada a terra das cucas, famosa pela festa que é realizada anualmente, reunindo milhares de visitantes de várias regiões do estado que comparecem para degustar da iguaria.
Carro 10 – Bierwagen
Para encerrar o desfile com chave de ouro vem o Bierwagen, o carro do chope, distribuindo a bebida ao público e animando a todos com o som da Banda Magia.
Notícias relacionadas
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas
Movimento de Cursilhos de Cristandade deve reunir 800 pessoas em Lajeado neste sábado
Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h
Sine Vera Cruz está com oportunidades de emprego disponíveis
Os interessados devem ir até o espaço, que fica localizado na Rua Ipiranga