Região

Mais de 200 residências destelhadas em Vera Cruz

Publicado em: 31 de outubro de 2018 às 16:10 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 14:29
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Segundo Corpo de Bombeiros Misto, foi o maior temporal já registrado nos últimos anos

    Devido ao temporal registrado na noite desta terça-feira (30) na região, 200 residências ficaram destelhadas em Vera Cruz, de acordo com dados atualizados repassados na tarde desta quarta-feira (31) pelo Corpo de Bombeiros Misto. 

    Além disso, cerca de cem árvores de pequeno, médio e grande porte caíram em função do tempo. Segundo o sargento Ilávio Carlos Jahn, esse foi o temporal que mais deixou estragos em Vera Cruz nos pelo menos últimos 20 anos. Ao todo, o Corpo de Bombeiros Misto forneceu 200 metros de lona para a comunidade, um total de 1.600 metros quadrados. 

    A quantidade de casas destelhadas foi tão grande que, segundo o sargento, vera-cruzenses estão se deslocando para municípios vizinhos como Rio Pardo, Candelária e Santa Cruz do Sul para comprarem telhas. 

    NA LAVOURA

    O prejuízo também foi contabilizado em lavouras de fumo do interior de Vera Cruz, como em Linha Henrique D'Ávila. Ilce Iser, moradora da localidade, por exemplo, plantou 25 mil pés de tabaco e devido ao temporal teve perda total na sua produção. Ela conseguiu salvar apenas uma fornada colhida ontem (30).

    Apesar de possuir seguro, ela lamenta, pois com o dinheiro do seguro poderá pagar apenas as despesas. Na localidade, foram poucos minutos de vento forte, chuva, e muito granizo, conforme a produtora. Além do prejuízo na lavoura, algumas telhas foram danificadas nos fornos da propriedade.