Política

Bruna Molz indica aquisição de uma unidade “Castra-móvel”

Publicado em: 13 de novembro de 2018 às 10:46 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 14:53
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório

    A vereadora do PTB, Bruna Molz, ingressou na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com uma indicação para que sejam realizadas campanhas de esterilizações em massa de cães e gatos, através da aquisição de uma unidade móvel conhecida como “Castra-móvel”. A vereadora justifica que o procedimento evita o crescimento desenfreado da população de cães e gatos nas ruas da cidade e educar os tutores em relação às suas responsabilidades com os animais, a prefeitura poderia realizar uma campanha de esterilização em massa de machos e fêmeas, levando até as comunidades mais carentes, um ônibus, conhecido como o “Castra-móvel”.

    O “Castra-móvel” consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório dos animais e divulgar a guarda responsável. As operações do “Castra-móvel” devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura, ou conveniados. “Será de extrema importância que durante a castração dos animais, eles recebam também a identificação eletrônica (microchip) com os dados do tutor e do animal. O serviço seria ofertado exclusivamente para famílias de baixa renda que já são atendidas por programas sociais. Essas pessoas seriam avisadas previamente do dia e horário do serviço”, explica a vereadora. O “Castra-móvel” atenderia os animais de bairros periféricos com características socioeconômicas e culturais deficientes, assistidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). 

    O principal objetivo das castrações, segundo Bruna Molz, é reduzir o número de animais abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle no município. Além disso, com a esterilização dos cães e gatos haverá redução na ocorrência de tumores de mama, testículo, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos (TVT, transmitidos através da cópula entre os animais). O intuito é também sensibilizar os responsáveis pelos animais sobre a importância da cirurgia de castração. Além disso, realizando as cirurgias na própria comunidade, facilita a adesão dos tutores que não tem meio de transportar os seus cães e gatos até um outro local. Outro fato importante é que utilizando o “Castra-móvel” o animal é imediatamente entregue ao seu tutor após o procedimento cirúrgico, desonerando o município do alojamento necessário no pós-operatório.

    Para viabilizar a aquisição de um veículo “Castra Móvel”, no dia 7 de novembro, a vereadora fez uma visita ao senador recém-eleito Luiz Carlos Heinze, em Brasília, quando solicitou uma emenda parlamentar para este fim.