Consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório
A vereadora do PTB, Bruna Molz, ingressou na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com uma indicação para que sejam realizadas campanhas de esterilizações em massa de cães e gatos, através da aquisição de uma unidade móvel conhecida como “Castra-móvel”. A vereadora justifica que o procedimento evita o crescimento desenfreado da população de cães e gatos nas ruas da cidade e educar os tutores em relação às suas responsabilidades com os animais, a prefeitura poderia realizar uma campanha de esterilização em massa de machos e fêmeas, levando até as comunidades mais carentes, um ônibus, conhecido como o “Castra-móvel”.
O “Castra-móvel” consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório dos animais e divulgar a guarda responsável. As operações do “Castra-móvel” devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura, ou conveniados. “Será de extrema importância que durante a castração dos animais, eles recebam também a identificação eletrônica (microchip) com os dados do tutor e do animal. O serviço seria ofertado exclusivamente para famílias de baixa renda que já são atendidas por programas sociais. Essas pessoas seriam avisadas previamente do dia e horário do serviço”, explica a vereadora. O “Castra-móvel” atenderia os animais de bairros periféricos com características socioeconômicas e culturais deficientes, assistidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
O principal objetivo das castrações, segundo Bruna Molz, é reduzir o número de animais abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle no município. Além disso, com a esterilização dos cães e gatos haverá redução na ocorrência de tumores de mama, testículo, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos (TVT, transmitidos através da cópula entre os animais). O intuito é também sensibilizar os responsáveis pelos animais sobre a importância da cirurgia de castração. Além disso, realizando as cirurgias na própria comunidade, facilita a adesão dos tutores que não tem meio de transportar os seus cães e gatos até um outro local. Outro fato importante é que utilizando o “Castra-móvel” o animal é imediatamente entregue ao seu tutor após o procedimento cirúrgico, desonerando o município do alojamento necessário no pós-operatório.
Para viabilizar a aquisição de um veículo “Castra Móvel”, no dia 7 de novembro, a vereadora fez uma visita ao senador recém-eleito Luiz Carlos Heinze, em Brasília, quando solicitou uma emenda parlamentar para este fim.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão