Geral e Região

Invernada Adulta do Candeeiro emociona no Enart

Publicado em: 16 de novembro de 2018 às 23:21 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 14:58
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Cerca de 400 vera-cruzenses acompanharam a performance do grupo, que foi o terceiro a se apresentar no bloco 1, da Força B

    A Invernada Adulta do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, foi o terceiro grupo do bloco 1, da Força B a pisar no tablado, no Pavilhão 2, do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, na noite desta sexta-feira (17), primeiro dia do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart). A primeira prenda, Júlia Carvalho fez a apresentação do grupo e contou um pouco sobre a entidade.

    Sob responsabilidade técnica de Bruna Kohl e Alex Von Martin, coreografia de Gilmar Rocha e Ben-hur de Barros, as danças apresentadas foram: pézinho, queromana e caranguejo. 

    Depois de cinco anos longe dos tablados do Enart, a Invernada trouxe uma proposta ousada, onde optou em fazer uma entrada sobre as percussões que compõem a cultura gaúcha, que são o cajon, leguero e o pandeiro. O grupo contou suas origens e como elas interagem nas músicas. Na saída, a Invernada contou a história de como as percussões podem ser mais do que apenas instrumentos, podendo ser tirados sons de quaisquer utensílios possíveis e que a percussão é o ritmo do coração explanado nas canções. A saída, em especial surpreendeu por ser expressiva e alegre. 

    Durante a apresentação, que iniciou próximo das 23 horas, os Candeeiranos arrancaram aplausos, emocionaram e fizeram com que todos vibrassem com sua performance. Cerca de 400 pessoas saíram de Vera Cruz e foram até o Parque da Oktoberfest para prestigiar o CTG local.