Agência Nacional de Água (ANA) divulgou os dados nesta segunda-feira
Das 45 barragens com risco de rompimento em todo o Brasil, duas estão no Rio Grande do Sul. Uma delas, a Capané, fica em Cachoeira do Sul e faz parte do relatório divulgado nesta segunda-feira (19) pela Agência Nacional de Água (ANA). No Estado, a barragem de Santa Bárbara, de Pelotas, também aparece na lista.
O levantamento leva em consideração informações de 2017. No ano anterior, o RS não aparecia entre os estados com problemas nas estruturas. De acordo com o texto, das 21 mil obras de reservação hídrica cadastradas no Estado, cerca de 12% são barragens.
Conforme o relatório, a vistoria na barragem do Capané, em Cachoeira do Sul, foi realizada no dia 9 de outubro de 2017. A equipe identificou "excesso de percolação no maciço, com o aparecimento de buracos com mais de 1,5m de profundidade". Como solução, são apontadas medidas como instalação de um dreno auxiliar, instalação de piezômetros e acompanhamento semanal dos níveis de água no interior do maciço.
De acordo com o Governo RS, a barragem do Capané está entre as cinco maiores do Rio Grande do Sul e cerca de 60 produtores utilizam a água do local para irrigar as lavouras.
O relatório completo das barragens de todo o Brasil pode ser conferido clicando aqui.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade