Política

Santa Cruz garante recurso para o castra-móvel

Publicado em: 23 de novembro de 2018 às 12:53 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 15:07
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Agora, a prefeitura precisa protocolar o projeto para o recebimento do valor

    Ainda neste mês, a vereadora do PTB, Bruna Molz, ingressou na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com uma indicação para que sejam realizadas campanhas de esterilizações em massa de cães e gatos, através da aquisição de uma unidade móvel conhecida como “Castra-móvel”. Para viabilizar a aquisição, a vereadora fez uma visita ao deputado federal e agora senador recém-eleito, Luiz Carlos Heinze, em Brasília, quando solicitou uma emenda parlamentar para este fim. A boa notícia chegou nesta sexta-feira (23): Heinze priorizou Santa Cruz do Sul, junto a Secretaria de Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde para que seja empenhado e pago o valor de R$ 150 mil para aquisição do veículo. Agora, a prefeitura precisa protocolar o projeto para o recebimento do valor.

    Para Bruna, o castra-móvel vai reduzir o número de animais abandonados na rua, ter um controle maior de natalidade para cães em gatos, sendo que hoje a prefeitura tem uma licitação para castração dividida entre as ONG's e famílias carentes. "Mas é um número muito inferior ao que se precisa e muitas famílias não tem como irem até a clínica para que seja feita a castração. Com o castra-móvel, o veículo fica uma semana em um bairro, por exemplo, atendendo a população mais carente deste local, que quer castrar o seu animal", fala.  

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou hoje (23) que na segunda-feira (26), técnicos da secretaria de Saúde e da secretario do Meio Ambiente irão trabalhar na elaboração de um projeto técnico para submeter ao Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Sáude, Régis de Oliveira Júnior, primeiro, é preciso definir um formato, modelo de atendimento e o valor de contrapartida da Prefeitura. "Por exemplo, é necessário prever se o Município irá adquirir um ônibus e adaptar ou adaptar um ônibus cedido por uma empresa privada. Faremos o possível para tirar o projeto do papel o mais rápido possível", complementa. 

    Saiba mais

    O “Castra-móvel” consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório dos animais e divulgar a guarda responsável. As operações do “Castra-móvel” devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura, ou conveniados. O serviço seria ofertado exclusivamente para famílias de baixa renda que já são atendidas por programas sociais. Essas pessoas seriam avisadas previamente do dia e horário do serviço. O “Castra-móvel” atenderia os animais de bairros periféricos com características socioeconômicas e culturais deficientes, assistidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). 

    Relembre

    Bruna Molz indica aquisição de uma unidade “Castra-móvel”