Grano Alimentos, de Serafina Corrêa, quer integrar agricultores vera-cruzenses
Para fomentar a diversificação em Vera Cruz, a Grano Alimentos, de Serafina Corrêa, esteve no município na manhã de ontem para expor aos agricultores locais uma alternativa de renda no campo. A empresa vende brócolis e couve-flor de forma congelada e busca ampliar o mercado. Para isso, precisa de mais produtores. Em Vale do Sol há dois agricultores e a perspectiva é chegar a 30 neste ano, de acordo com o engenheiro agrônomo da multinacional, Cleber Chiarelo. Em Vera Cruz, a reunião foi organizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Os produtores que acompanharam a exposição dos benefícios por parte da empresa puderam questionar e conhecer mais sobre o trabalho. Conforme Chiarelo, os vera-cruzenses interessados em produzir brócolis ou couve-flor para a Grano Alimentos irão receber uma visita para avaliação da propriedade e mais explicações sobre o cultivo, que tem venda garantida. A empresa oferece as mudas e a assistência técnica, ficando mão de obra, custo dos insumos e do transporte aos produtores integrados. Este último gerou apreensão de alguns produtores na reunião. Encontros com a administração municipal devem acontecer para tentar buscar um incentivo.
O plantio do brócolis e da couve-flor pode ser feito na entressafra do tabaco. Mesmo que ainda esteja em estudo, em Vera Cruz o plantio deve ocorrer entre meados de março e o início de abril. Em um ciclo de 90 dias, a cultura estaria colhida antes do início do preparo da terra para a produção de fumo, o que beneficia estes produtores (maioria da reunião).
A EMPRESA
A Grano Alimentos foi fundada em 2000 e sua sede é em Serafina Corrêa, na serra gaúcha. Ela atua no segmento de alimentos supercongelados e, no ano passado, 45% das ações foi adquirida por um grupo americano, tornando-se multinacional. O objetivo para 2018 é começar a exportar. Para isso, precisa integrar mais produtores e ter uma maior área plantada. Devido à região onde a empresa está localizada estar saturada, optou-se por procurar novas cidades do Rio Grande do Sul. No ano passado, a Grano Alimentos integrou produtores de Vale do Sol e agora, a intenção é agregar os vera-cruzenses. Atualmente a empresa conta com cerca de 300 agricultores integrados, que produzem, em sua maioria – 80% – brócolis. Somando as áreas cultivadas das duas culturas chega-se a 1.200 hectares.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos