Geral

Empresa busca produtores de brócolis

Publicado em: 09 de janeiro de 2017 às 17:25 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:38
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Grano Alimentos, de Serafina Corrêa, quer integrar agricultores vera-cruzenses

    Para fomentar a diversificação em Vera Cruz, a Grano Alimentos, de Serafina Corrêa, esteve no município na manhã de ontem para expor aos agricultores locais uma alternativa de renda no campo. A empresa vende brócolis e couve-flor de forma congelada e busca ampliar o mercado. Para isso, precisa de mais produtores. Em Vale do Sol há dois agricultores e a perspectiva é chegar a 30 neste ano, de acordo com o  engenheiro agrônomo da multinacional, Cleber Chiarelo. Em Vera Cruz, a reunião foi organizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

    Os produtores que acompanharam a exposição dos benefícios por parte da empresa puderam questionar e conhecer mais sobre o trabalho. Conforme Chiarelo, os vera-cruzenses interessados em produzir brócolis ou couve-flor para a Grano Alimentos irão receber uma visita para avaliação da propriedade e mais explicações sobre o cultivo, que tem venda garantida. A empresa oferece as mudas e a assistência técnica, ficando mão de obra, custo dos insumos e do transporte aos produtores integrados. Este último gerou apreensão de alguns produtores na reunião. Encontros com a administração municipal devem acontecer para tentar buscar um incentivo.

    O plantio do brócolis e da couve-flor pode ser feito na entressafra do tabaco. Mesmo que ainda esteja em estudo, em Vera Cruz o plantio deve ocorrer entre meados de março e o início de abril. Em um ciclo de 90 dias, a cultura estaria colhida antes do início do preparo da terra para a produção de fumo, o que beneficia estes produtores (maioria da reunião).

    A EMPRESA
    A Grano Alimentos foi fundada em 2000 e sua sede é em Serafina Corrêa, na serra gaúcha. Ela atua no segmento de alimentos supercongelados e, no ano passado, 45% das ações foi adquirida por um grupo americano, tornando-se multinacional. O objetivo para 2018 é começar a exportar. Para isso, precisa integrar mais produtores e ter uma maior área plantada. Devido à região onde a empresa está localizada estar saturada, optou-se por procurar novas cidades do Rio Grande do Sul. No ano passado, a Grano Alimentos integrou produtores de Vale do Sol e agora, a intenção é agregar os vera-cruzenses. Atualmente a empresa conta com cerca de 300 agricultores integrados, que produzem, em sua maioria – 80% – brócolis. Somando as áreas cultivadas das duas culturas chega-se a 1.200 hectares.