Região

Vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde

Publicado em: 11 de janeiro de 2017 às 07:07 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:38
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Em Santa Cruz do Sul, a expectativa é imunizar 1.800 adolescentes

    O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde está ampliando o público-alvo para receber a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). A partir de agora meninos de 12 e 13 anos de idade podem ser vacinados nas unidades de saúde do seu município. Em Santa Cruz do Sul, conforme a Secretaria Municipal de Saúde,  a expectativa é imunizar 1.800 adolescentes nessa faixa etária. 

    O esquema vacinal para os meninos será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Já para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla e vai dos 9 aos 26 anos. Nesse caso o esquema abrange três doses, com intervalos de dois e seis meses, e para receber a vacina é necessário prescrição médica.

    A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida para as meninas desde 2014, quando foi introduzida no Calendário Nacional. Ela protege contra quatro subtipos do vírus e apresenta 98% de eficácia quando a aplicação das doses é seguida corretamente. Cânceres de pênis, garganta e ânus estão diretamente relacionados ao HPV e a introdução da vacina aos 12 e 13 anos tem o objetivo de proteger as crianças antes do início da vida sexual, ou seja, antes do primeiro contato com o vírus. 

    Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da SMS, Raquel Emmel Lopes, a procura dos meninos pela vacina já está ocorrendo na rede de atenção básica. A expectativa é que aumente nos próximos dias com a divulgação pela imprensa. “Basta observar os horários de atendimento e comparecer a unidade de saúde mais perto de casa para receber a dose”, disse. 

    Em Santa Cruz do Sul a vacina contra o HPV está disponível em todas as unidades de saúde (UBSs e ESFs) que possuem sala de vacinação, no horário das 8h às 14h, enquanto durar o turno único na prefeitura. Já no Centro Materno Infantil (Cemai), o horário para imunização é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados pela manhã, das 7h às 13h. Também é possível se dirigir ao Centro Integrado de Saúde (CIS) da Unisc, de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

    Meninas de 14 anos

    Também passam a ser incluídas na vacinação, meninas que atingiram 14 anos sem tomar nenhuma dose da vacina ou que não completaram as duas doses. Até então a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. Nas mulheres o principal foco da vacinação é proteger contra os cânceres de colo do útero, vulva, vaginal e anal, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.