Esportes

Uniformização de regulamentos do futebol amador é reeditada

Publicado em: 11 de janeiro de 2017 às 11:41 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:39
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Luiz Fernando Bertuol/PMSCS
    compartilhe essa matéria

    Criada em 2012, iniciativa melhorou significativamente a disciplina nas competições de futebol amador

    Organizadores e dirigentes de ligas, departamentos, clubes sociais e secretarias de esporte dos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 9, para ratificar e firmar, por mais um ano, a uniformização de regulamentos. O encontro aconteceu na Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte de Santa Cruz, pasta responsável pelo controle das punições, e contou com a presença de representantes de doze entidades.

    A reedição do termo, firmado em 2012, acontece no início de cada ano. Além de uma avaliação da uniformização, o momento também atualiza para todos os envolvidos a lista de punições em vigência. Conforme o secretário de Esporte de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, a iniciativa vem se aprimorando a cada ano. “A uniformização dos regulamentos já nos rendeu ótimos resultados em relação a disciplina dos campeonatos, então é importante que antes de reiniciarem as disputas, volte a se firmar o compromisso com todas as entidades envolvidas”, destaca.

    A uniformização prevê punições em seis ocasiões: gestos obscenos; ofensa verbal, moral ou critica desrespeitosa à arbitragem, adversário, dirigente ou torcedor; tentativa de agressão e agressão ou vias de fato à arbitragem, adversário, dirigente ou torcedor; atentado contra o nome da organização do campeonato ou entidades participantes; tumultos, brigas ou confusões generalizadas e tentativa de suborno ou suborno. As suspensões variam de três meses a três anos e são julgadas pelas entidades realizadoras dos campeonatos. Em casos de reincidência as punições são dobradas.

    O controle das punições é realizado através de um banco de dados armazenado no Departamento de Esporte da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e que funciona durante todo o ano. Conforme são recebidas informações sobre punições, as mesmas são repassadas para todos os envolvidos, a fim de evitar que os infratores participem dos outros campeonatos promovidos pelos parceiros da iniciativa. Além disso, outras entidades podem aderir a uniformização ao longo do ano.

    Compõem a uniformização de regulamentos, a Secretaria de Esporte de Santa Cruz do Sul, Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), Associação de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Afasc), Departamento de Futebol Monte Alverne, Liga Regional do Vale do Rio Pardo, Campeonato Vale do Castelhano, Campeonato de Futebol Sete de Saraiva, Liga Integração de Futebol Sete, Clube União/Corinthians, Clube Aliança, Secretaria de Esportes de Vera Cruz e de Vale do Sol.