AQUISIÇÃO DE PRODUTOS

Pavilhão da agricultura familiar na 17ª Fenachim deve ultrapassar vendas da edição de 2022

Publicado em: 09 de maio de 2025 às 14:20
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Projeção é do coordenador do espaço e chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Finn

    Um dos espaços mais procurados da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) de Venâncio Aires, o Pavilhão da agricultura familiar deve registrar aumento nas vendas em comparação a festividade de 2022. A projeção é do coordenador do espaço e chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Finn.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, ele relembrou que o pavilhão, localizada na parte baixa do Parque do Chimarrão, passou por melhorias que buscaram ofertar maior bem-estar aos expositores e também aos visitantes. Para a Fenachim deste ano, o local teve ampliação de três espaços para receber novos produtos, como grupo de artesãos e de lã, agroindústria familiar de destilados de fruta e um novo espaço para acomodar mais produtores.

    Vicente Finn destacou que a avaliação até essa quinta-feira (8) era positiva, especialmente quanto a movimentação e comercialização de produtores. “A questão de vendas nos surpreende. Todos os dias tem movimento aqui na feira, e a gente percebe uma condição diferente dos outros anos. O pessoal está distribuído entre a praça de alimentação, dos palcos de shows, e aqui embaixo, principalmente no pavilhão, se nota uma uniformidade. Não é que nem os outros anos, que em certos momentos não tinha ninguém, e em momentos tinha bastante gente. A gente acredita que se vai atingir um patamar de vendas um pouco superior à última edição de 2022”, salientou.

    No Pavilhão da agricultura familiar os visitantes poderão encontrar conservas, sucos, licores e destilados, artesanato em madeira e lã, sementes crioulas, embutidos, panificados com cucas, bolachas e pães, pastel frito, melado e derivados de amendoim. Ainda segundo o coordenador do espaço, também é possível encontrar viveiros e floriculturas, que apresentam grande diversidade de espécies.

    A 17ª Fenachim segue até domingo (11), no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. A entrada custa R$ 20 por pessoa, porém, no domingo, até as 15h, será gratuita como forma de celebrar o aniversário da Capital do Chimarrão.