A iniciativa é um protesto simbólico contra a alta carga tributária brasileira
Estão abertas as inscrições para lojistas de todo o Brasil participarem do Dia Livre de Impostos (DLI), que será realizado no dia 29 de maio. Em Santa Cruz do Sul, comerciantes interessados já podem garantir presença na ação, promovida nacionalmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem, por meio do cadastro no site oficial www.
A iniciativa é um protesto simbólico contra a alta carga tributária brasileira e oferece aos consumidores a oportunidade de comprar produtos com descontos equivalentes aos impostos embutidos. Eles poderão consultar diretamente no site oficial quais empresas estão participando da ação. A busca pode ser feita por localização, categoria de produtos ou nome da loja, facilitando a navegação e estimulando a compra consciente.
O lojista pode escolher entre duas modalidades de desconto, a carga tributária média de 32,32%, com base na última estimativa anual divulgada pelo Ministério da Fazenda, que considera impostos federais, estaduais e municipais, como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Serviços (ISS) e contribuições sociais; ou a carga tributária específica por produto, conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Para participar, é essencial que os empresários preencham corretamente todos os dados solicitados no cadastro, como nome da loja, endereço do estabelecimento, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), WhatsApp, site e razão social. A ação permite o cadastro de lojas únicas ou redes de até 400 unidades. Acima desse número, é necessário entrar em contato com o SAC da CDL Jovem Nacional. Outro ponto importante é que os lojistas devem aplicar o desconto escolhido em todos os produtos de forma integral. Além disso, podem optar por vender apenas para sua cidade ou ampliar a abrangência para todo o território nacional.
Além do impacto político e social, o DLI também representa uma grande vitrine comercial para os participantes. Em 2024, o site oficial do evento recebeu mais de 2 milhões de consumidores simultaneamente, demonstrando o alcance da ação e o interesse do público em adquirir produtos com desconto. “Convidamos todos os lojistas de Santa Cruz a se unirem a esse movimento nacional e mostrar, juntos, o impacto dos impostos no dia a dia do consumidor”, convidou o coordenador da CDL Jovem de Santa Cruz do Sul, William Steffens.
Notícias relacionadas

Municípios do Vale do Rio Pardo recebem repasse da União nesta sexta-feira
Santa Cruz do Sul receberá a maior quantia; confira

Contribuintes de Mato Leitão já podem aderir ao programa ‘Tudo em Dia’ para regularizar débitos com a Prefeitura
Inscrições seguem abertas até 31 de outubro.

Vale do Rio Pardo tem maior queda no custo de alimentação do RS em abril
Região registrou recuo de 1,68%, contrariando a leve alta no restante do Estado

Prefeitura de Santa Cruz adota estratégia para evitar atraso nos repasses a hospitais
Administração Municipal já previa dificuldades financeiras a partir de maio, especialmente na área da saúde, o que se confirmou neste mês