Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão imunizados em nove municípios da região
A Secretaria Estadual da Saúde iniciou nesta quarta-feira (7) a distribuição de 58.560 doses da vacina contra a dengue para 47 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo diversas cidades do Vale do Rio Pardo. As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde e estão sendo repassadas às Coordenadorias Regionais de Saúde, que ficam responsáveis por encaminhar as doses às secretarias municipais.
Na região, foram contemplados os municípios de Santa Cruz do Sul (1.926 doses), Venâncio Aires (987), Vera Cruz (359), Rio Pardo (539), Pantano Grande (155), Passo do Sobrado (72), Sinimbu (105), Vale do Sol (99) e Vale Verde (14). A seleção das cidades seguiu critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde, como o histórico de incidência da doença nos últimos dez anos e a existência de estoques remanescentes.
A vacina disponível no SUS é a Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda e aprovada pela Anvisa. O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior número de hospitalizações por dengue. Para garantir a imunização completa, é necessário um esquema de duas doses, com intervalo de três meses.
A expectativa do governo estadual é reduzir a circulação do vírus e prevenir casos graves da doença. As secretarias de saúde dos municípios devem iniciar a vacinação assim que receberem as doses. A população-alvo é orientada a buscar as unidades de saúde para garantir a proteção, principalmente diante do aumento dos casos registrados em 2024.
Notícias relacionadas

Aposentados podem indicar descontos indevidos do INSS a partir da próxima semana
Comunicação será feita, exclusivamente, pelo Meu INSS e central 135

Pacientes que faltarem às consultas sem justificativa serão removidos da fila de espera
Aumento na ausência tem gerado atrasos nos atendimentos e custos desnecessários para a administração pública

Venâncio Aires realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado
Mobilização ocorrerá em oito unidades de saúde e no Centro de Imunizações

Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV
A escolha foi anunciada nesta quinta-feira pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina