Essa foi a primeira reunião que serviu como teste para o horário das 18h
Oito projetos foram aprovados na sessão dessa segunda-feira (5), a primeira que serviu como teste para o horário das 18h. No ápice de participantes no Plenário Nilton Garibaldi, houve a presença de 80 pessoas às 19h. As sessões teste, determinadas pela presidente Nicole Weber, seguirão durante todo o período de maio. O encerramento da reunião ocorreu às 22h43min.
No início da sessão ordinária houve o espaço da Tribuna Popular, com a prestação de contas sobre o trabalho do Rotaract Club nas enchentes de maio de 2024, pela oradora Maria Eduarda Lau Coimbra. Já o Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul falou sobre o 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, pela oradora Célia Margit Zingler.
Em regime de urgência foi aprovado projeto de lei que abre crédito especial no montante de R$ 610 mil para custear despesas da Secretaria da Agricultura e da Secretaria de Turismo. Foi autorizada ainda a contratação de 48 serventes, cinco operários, dois eletricistas, um pedreiro e um motorista.
Da Ordem do Dia, foi acolhido o veto do Executivo ao projeto de lei do vereador Luizinho Ruas (PSD) que alterava o Programa Vale Mais Educação. Outro veto do Executivo acolhido foi ao projeto do vereador Eduardo Wartchow (Novo) que autoriza as concessionárias de transporte público coletivo a explorarem publicitariamente as paradas de ônibus.
De autoria do vereador Edson Sortica (PL) foi aprovado projeto de lei que institui o Programa de Monitoramento por Câmeras de Segurança em áreas rurais. Também foi aprovado projeto de lei complementar que altera a lei que dispõe sobre o Regime Jurídico de servidores.
Leia também
Informações
O vereador Jeferson Redondo (Republicanos) reitera o pedido de informações ao Consórcio TCS que questiona a carga e recarga do cartão vale-transporte. Edson Sortica (PL) requer informações sobre o funcionamento do Hospital Veterinário.
Licério Agnes (PSDB) requer a pavimentação da Rua Guido Waechter; a realização de estudo técnico visando a implantação de um sistema de bicicletas comunitárias; a execução de melhorias na Rua Petrópolis.
Andrei Barboza (PDT) indica a instalação de redutor de velocidade na Rua David Severo Mânica; realização de estudo técnico pluvial/drenagem próximo ao Posto de Saúde Cristal/Harmonia; a instalação de grade de defensa próximo ao Posto de Saúde Cristal/Harmonia; a pintura na sinalização de solo na Rua David Severo Mânica; a instalação de poste com Iluminação na Avenida Rudi Falk; construção de calçada nas imediações de acesso ao Posto de Saúde Cristal/Harmonia; a realização de um estudo técnico de fluxo viário nos acessos ao Corredor Overbeck e à Rua Presidente Jânio Quadros; o recolhimento de móveis e utensílios em descarte no Bairro Cristal/Harmonia.
Luizinho Ruas (PSB) requer a instalação de um redutor de velocidade na Rua Dep. Lidovino Fanton; a fiscalização de animais soltos no Loteamento Vale do Nazaré; a instalação de um redutor de velocidade na Rua Vereador Elemar Ramos.
Ilário Keller (PP) requer a realização de roçadas e melhorias nas estradas de Alto Chaves e Cerro dos Cabritos; a manutenção na estrada da Entrada Frantz até Alto Chaves; o término da manutenção da estrada na Entrada Chaves.
Gerson Vargas (PP) indica a pavimentação de trajeto da Rua Schultz; instalação de uma parada envidraçada na Rua do Moinho; a pavimentação de um trecho da Rua São Lourenço; o aumento da parada de ônibus localizada próxima ao Trevo Fritz e Frida; Instalação de um poste de luz na Rua Armindo Olympio Zimmer; o recapeamento asfáltico da Rua Petrópolis.
Fábio Marciano da Silva, suplente de vereador em exercício, requer a pavimentação das ruas Viamão, Ari Viribaldo de Freitas e Palmas; a pavimentação das Ruas Pereira Cabral e Irmã Germana Rech; o patrolamento na Rua Cambará; a instalação de redutor de velocidade na Rua Carlos Swarowsky; a substituição de parada de ônibus na rua Carlos Swarowsky; a instalação de bancos na praça central do bairro Esmeralda; a revitalização na feira rural do Bairro Esmeralda; a ampliação e Reforma ESF Bairro Esmeralda.
Serginho Moraes (PL) requer a melhorias na pavimentação de bloquetes da Rua Cachoeira; a criação de pontos de apoio para motorhomes em espaços públicos. Edson Sortica (PL) indica a alteração da nomenclatura “Atendente de Farmácia” para “Auxiliar de Farmácia”; a instalação de uma lixeira comunitária em Quarta Linha Nova Alta; a instalação de quebra-mola ou travessia elevada em frente à EEEF Professor José Wilke.
Raul Hermes (PL) requer a recolocação do guardrail na Estrada Bruno Pritsch; a disponibilização de transporte escolar aos alunos da região de Linha João Alves; a instalação placas de sinalização com indicativo de peso bruto total máximo permitido na Estrada Bruno Pritsch; a instalação de placas de sinalização de “proibido jogar lixo” na Rua Júlio Péricles; a alteração da Lei Municipal nº 6.342/2011 suprimindo a exigência de exclusividade de ocupação do imóvel.
Edson Azeredo (PL) indica a colocação de suportes ou base para que os bancos fora do passeio público na Avenida do Imigrante. Jair Eich (PP) requer a instalação de uma passarela sobre a BR 471, nas proximidades da empresa Philips Morris Brasil. Abel Trindade (PL) indica a instalação de um redutor de velocidade na Rua Pedro Thier Filho; a inclusão da Rua Guilherme Marx no cronograma de obras de pavimentação.
Eduardo Wartchow (Novo) requer a poda de árvore e recolhimento de entulho na Rua Conselheiro Oscar Gressler; a limpeza e roçada das margens e acostamento da RST-471. Luizinho Ruas (PSB) indica a instalação de uma parada de ônibus envidraçada na Rua Dona Carlota.
Notícias relacionadas

R$ 5,3 mil em multas de anos anteriores travam uso de carro da Câmara de Vereadores
Presidente Nicole Weber lamentou que pendências de gestões passadas impedem utilização do carro

Projeto que amplia número de deputados é aprovado na Câmara; veja como votaram parlamentares da região
Marcelo Moraes e Heitor Schuch falaram sobre o tema durante entrevista à reportagem da Arauto News

Legislativo concede 15 títulos de cidadãos venâncio-airenses durante a Fenachim
Cerimônia inicia às 19h, no Chimarródromo

Vereador leva bolo de aniversário à tribuna e destaca falta de legislação sobre poluição sonora
Alimento simbolizava o aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas