Evento alusivo ao Dia Nacional da Mulher teve como tema “Mulheres reconstruindo suas vivências”
Um evento que cresce a cada ano e que tem se tornado uma tradição no Vale do Rio Pardo. Assim é o Encontro D’Elas que, em sua quarta edição realizada na sexta-feira (25), no salão da Comunidade Católica de Vale do Sol, reuniu mais de 900 mulheres de 15 municípios da região. Alusivo ao Dia Nacional da Mulher – celebrado em 30 de abril -, o encontro teve como tema “Mulheres reconstruindo suas vivências”.
“O objetivo é o de oportunizar às participantes um momento não apenas de integração, mas de reflexão a respeito de questões ligadas à saúde, a autoestima e a qualidade de vida”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar Elaine Skolaude, que reforça que o dia também visa a valorizar a mulher rural. Não por acaso, um dos destaques foi a palestra “Ressignifique-se, histórias para a sua vida”, ministrada pela jornalista Alice Bastos Neves.
Apresentadora do Globo Esporte da RBS TV, a profissional utilizou a sua própria experiência como mulher em um ambiente estritamente masculino – no caso o do futebol -, para abordar temáticas que dialogam com qualquer mulher, seja do campo ou da cidade. “No meio rural, também sabemos que vocês passam por uma série de dificuldades e que precisam superar diversas questões de gênero na busca por espaço”, frisou Alice.
Em sua fala, também comoveu a plateia ao narrar a história da descoberta de um câncer de mama, ainda antes da pandemia, e de como se deu o processo de superação da doença – o que envolveu quase duas dezenas de sessões de quimioterapia, com os inevitáveis efeitos colaterais, entre eles a perda do cabelo. “E, mesmo com tudo isso, com toda essa dificuldade ligada à imagem, o fato é que não deixamos de ser nós mesmos, na essência”, avaliou.
Além da palestra, a programação contou com apresentação do grupo de danças alemãs Der Deutsche Jugentarz, animação com a Banda Destinu’s, passeio de dindinho até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, além de exposições de artesanato e de flores, comercialização de produtos de agroindústrias familiares, oficinas de maquiagem e outras atrações. “A ideia é destacar a resiliência da mulher, sua força e capacidade de a superação diária de obstáculos”, comenta Elaine.
Além do grande público de agricultoras, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Governo do Estado, Edvilson Brum, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Rotiere Guarienti, a adjunta da Instituição Adrieli Gerevini, o prefeito José Valtair dos Santos e a primeira dama Lenir dos Santos, além de secretários, representantes de entidades, de instituições financeiras e de parceiros.
Nas falas, destacou-se a coragem da mulher na busca por protagonismo e ocupação de espaços de poder e de decisão. “É um dia de aprendizado, de troca, de reflexão”, salientou Brum, que valorizou o papel da mulher no meio rural, estando muitas delas à frente das propriedades, de forma comprometida, forte e amorosa. “Vocês é que de fato tornam grande o nosso Estado, especialmente frente a desafios impostos recentemente, como a pandemia e as enchentes”, completou o secretário, no ato representando o governador Eduardo Leite.
O evento foi organizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Vale do Sol e Associação Pró-Cultura. O apoio foi da Cooperativa Sicredi. De forma complementar, a ação também oportuniza às mulheres rurais empreendedoras mostrar e comercializar seus produtos – sejam eles da agricultura familiar, artesanato ou flores -, gerando renda e conexões com outros públicos. “Muitas vêm de municípios pequenos e é justamente a existência de grupos de mulheres que possibilitam a realização de um evento tão grande como esse”, finalizou Elaine.
Notícias relacionadas

Mais de 4 mil ingressos já vendidos para os shows nacionais da Fenachim
Comercialização ocorre através da internet, no site oficial, e em estabelecimentos comerciais na região

Christkindfest 2025 já tem tema definido
Uma das propostas é manter a estrutura centralizada na Praça Getúlio Vargas

Novo formato de escolha das soberanas da Oktoberfest quer resgatar a tradição dos bailes festivos
Modelo era realizado em anos anteriores no Pavilhão Central

Blitz da Expocande movimenta Santa Cruz neste domingo
No sábado pela manhã, ação ocorre no centro de Candelária