Episódio é apenas o primeiro de uma série que vai se estender a outros municípios, como Rio Pardo, Santa Cruz, Venâncio Aires e Vera Cruz
O primeiro episódio da série 30/04: Entre a dor e a reconstrução, lições que a água deixou foi lançado nesta quarta-feira (30) pelo Grupo Arauto de Comunicação. Ele marca o início de um projeto especial que revisita o impacto das enchentes no Vale do Rio Pardo, um ano após a tragédia que devastou diversas cidades da região.
O episódio de Sinimbu, um dos primeiros a sofrer com a força das chuvas no dia 30 de abril de 2023, traz relatos emocionantes de moradores que viveram momentos de angústia, mas também de solidariedade e resiliência. A produção, que reúne áudio, texto, fotos e vídeos, destaca como a comunidade local se uniu para enfrentar a catástrofe.
A data escolhida para o lançamento do episódio não foi por acaso. É o marco do momento em que o município de Sinimbu, logo após o meio-dia, viu sua realidade ser transformada pela enchente histórica. Exatamente 12 meses depois, ainda é possível observar algumas marcas deixadas pela água, como a Ponte Centenária e os paralelepípedos da região central.
A série, liderada pelo jornalista Eduardo Wachholtz, tem como objetivo registrar as histórias de quem passou por esse momento de dor e analisar as ações de recuperação e as obras de prevenção que vêm sendo implementadas ao longo do ano. Mariana Schneider, responsável pela captação de imagens e audiovisual, coordena a parte visual do projeto.
O coordenador do Núcleo de Jornalismo do Grupo Arauto, Rafael Cunha, explicou que a proposta é apresentar um conteúdo multimídia que seja acessível a diferentes públicos, alcançando ouvintes de rádio, seguidores nas redes sociais e leitores do Portal Arauto. O episódio de Sinimbu é apenas o primeiro de uma série que vai se estender a outros municípios, como Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, onde também foram registradas histórias de superação e reconstrução.
Ouça o podcast completo sobre o primeiro ano da enchente em Sinimbu e saiba mais sobre as lições deixadas pela tragédia e os passos para a reconstrução:
Notícias relacionadas

Bom pra cachorro: enchentes abrem novo capítulo para centenas de animais
Profissionais de Santa Cruz, após experiência, chegaram a auxiliar Porto Alegre e Canoas

Enchente que levou memórias: um ano depois, a dor ainda mora na Praia dos Folgados
Moradores ainda tentam reconstruir e voltar a viver com sossego no local

Construção de barreiras de proteção contra cheias do Rio Pardinho avança
Medida, segundo moradores, tem auxiliado no controle da água

“A profissional saiu e eu chorei”, recorda repórter que viu amigo da família sendo resgatado
Profissional do Grupo Arauto atuou na linha de frente da cobertura do maior desastre climático da região