Superbólido com magnitude superior a -17 foi visto em várias cidades gaúchas
Um meteoro do tipo superbólido cruzou o céu do Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira (23) e chamou a atenção de moradores de diversas cidades do Vale do Rio Pardo, como Santa Cruz do Sul. O fenômeno, que durou cerca de oito segundos, foi registrado pelo Observatório Heller & Jung, em Taquara, às 19h01min. De magnitude igual ou superior a -17, os superbólidos se destacam por sua luminosidade intensa e rápida explosão, muitas vezes deixando um rastro brilhante no céu.
Embora sua origem ainda seja um mistério, especialistas acreditam que fragmentos do meteoro possam ter atingido o solo em algum ponto do Estado — o que, até o momento, não foi confirmado. Fenômenos semelhantes já haviam sido registrados em 2020 e 2022, mas em menor escala. A classificação dos meteoros depende da intensidade do brilho: enquanto as chamadas bolas de fogo são brilhantes, os bólidos, como o observado nesta quarta, têm brilho ainda mais intenso, podendo ser vistos a grandes distâncias.
Notícias relacionadas

Vale do Sol realiza 4º Encontro D’Elas nesta sexta
Programação regional ocorre no Ginásio da Comunidade Católica de Vale do Sol, a partir das 9 horas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 24 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Viaduto do Arroio Grande vai ter limite de velocidade e peso para passagem de veículos. ➡️ Oktoberfest muda tradição e vai apresentar candidatas à Soberanas de forma individual. ➡️ Passagem de meteoro…

Clínica de Odontologia da Unisc disponibiliza vagas para atendimento
O paciente deve comparecer com o encaminhamento da unidade de saúde com a descrição do tratamento a ser realizado

Prefeitura repassa R$ 743 mil em aporte extra para o Hospital São Sebastião Mártir
Recurso vai auxiliar no déficit financeiro que a instituição enfrenta