VENÂNCIO AIRES

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025

Publicado em: 20 de abril de 2025 às 07:03
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Coordenador da Comissão de Segurança da 17ª Fenachim, Luciano Teixeira; Presidente da AFenachim, Elmar Becker; e o empresário e sócio proprietário da Sultel, Pablo Felten | Foto: AI Fenachim
    compartilhe essa matéria

    Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local

    A segurança será uma das prioridades da 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorre em maio no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. Para garantir tranquilidade ao público durante os dias de evento, uma estrutura tecnológica foi instalada no local, com foco em monitoramento inteligente e resposta rápida a qualquer situação de risco.

    Foram instaladas 25 câmeras de vigilância, entre modelos fixos e speed dome, além de quatro totens de segurança que ficarão fixos de forma definitiva no Parque. O sistema é equipado com reconhecimento facial, reconhecimento de placa de veículos (LPR) e botão de pânico. “Com as novas tecnologias instaladas no Parque do Chimarrão, dará uma maior agilidade no atendimento as ocorrências que por ventura podem acontecer, pois contaremos com complexo de segurança onde teremos o monitoramento em tempo real. Haverá totens que quando acionados emitirá alerta para a central de segurança”, explica o coordenador da Comissão de Segurança, Luciano Teixeira. Os equipamentos foram distribuídos de forma estratégica dentro do Parque Municipal, cobrindo áreas de grande circulação, acessos e pontos sensíveis.

    Os totens de segurança funcionam como estações de apoio ao público. Além do monitoramento em tempo real, os dispositivos contam com sinalização do tipo giroflex led e um canal direto com a central de segurança local, permitindo que qualquer pessoa possa acionar ajuda de forma discreta e imediata, se necessário.

    Segundo a organização, o investimento em tecnologia não substitui a presença física da segurança, mas funciona como um importante apoio para ações preventivas e de resposta rápida. A central de monitoramento funcionará durante todo o período da Fenachim, e após o evento para melhor segurança de todos que circulam pelo parque.

    Leia também