ECONOMIA REGIONAL

Economista defende Porto Seco em Santa Cruz como alternativa para superar entraves logísticos

Publicado em: 15 de abril de 2025 às 20:55
Foto: Rodrigo Assmann
compartilhe essa matéria

Giovani Baggio comentou sobre a instalação da estrutura durante o Tá na Hora, destacando o impacto positivo para a competitividade regional

A instalação de um porto seco em Santa Cruz do Sul foi defendida pelo economista-chefe da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Giovani Baggio, durante a reunião-almoço Tá na Hora, promovida pela Associação Comercial e Industrial (ACI) nesta terça-feira (15). Segundo ele, a medida seria estratégica para enfrentar um dos principais gargalos da indústria gaúcha: a logística. “Temos muitas empresas altamente competitivas da porta para dentro, com tecnologia de ponta. Mas quando precisam escoar a produção, enfrentam grandes dificuldades para chegar ao mercado consumidor com preços competitivos”, afirmou.

O tema está em pauta após a aprovação, pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) da Câmara dos Deputados, do requerimento do deputado Heitor Schuch (PSB/RS), solicitando a realização de um seminário para debater a viabilidade do projeto. O evento será realizado em Santa Cruz, em data a ser definida, e deve reunir representantes da Receita Federal, Sinditabaco, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, entre outros.

Para Baggio, o porto seco não apenas representaria uma nova alternativa de escoamento da produção regional, mas seria também uma resposta concreta à carência de infraestrutura. “Nós precisaríamos investir mais em hidrovias e ferrovias, mas o porto seco já seria um passo importante na melhoria da logística. Ele contribui diretamente para a competitividade da indústria gaúcha e, especialmente, da nossa região”, defendeu.

Leia também