Giovani Baggio comentou sobre a instalação da estrutura durante o Tá na Hora, destacando o impacto positivo para a competitividade regional
A instalação de um porto seco em Santa Cruz do Sul foi defendida pelo economista-chefe da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Giovani Baggio, durante a reunião-almoço Tá na Hora, promovida pela Associação Comercial e Industrial (ACI) nesta terça-feira (15). Segundo ele, a medida seria estratégica para enfrentar um dos principais gargalos da indústria gaúcha: a logística. “Temos muitas empresas altamente competitivas da porta para dentro, com tecnologia de ponta. Mas quando precisam escoar a produção, enfrentam grandes dificuldades para chegar ao mercado consumidor com preços competitivos”, afirmou.
O tema está em pauta após a aprovação, pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) da Câmara dos Deputados, do requerimento do deputado Heitor Schuch (PSB/RS), solicitando a realização de um seminário para debater a viabilidade do projeto. O evento será realizado em Santa Cruz, em data a ser definida, e deve reunir representantes da Receita Federal, Sinditabaco, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, entre outros.
Para Baggio, o porto seco não apenas representaria uma nova alternativa de escoamento da produção regional, mas seria também uma resposta concreta à carência de infraestrutura. “Nós precisaríamos investir mais em hidrovias e ferrovias, mas o porto seco já seria um passo importante na melhoria da logística. Ele contribui diretamente para a competitividade da indústria gaúcha e, especialmente, da nossa região”, defendeu.
Notícias relacionadas

Saiba quem são as lideranças responsáveis por comandar eventos em Santa Cruz neste ano
Anúncio dos líderes comunitários foi feito na tarde dessa terça-feira, no Palacinho

Viver dá trabalho. Mas vale!
Os pensamentos que você vai ouvir agora são de Roberto Shinyashiki. E eles não foram escritos pra te agradar. Foram escritos pra te acordar. Pra te lembrar do que realmente importa. Porque a vida não espera. E você também não…

Moradores do Faxinal Menino Deus solicitam investimentos em lazer e saúde
Representantes estiveram no Salão Nobre do Palacinho junto ao prefeito Sérgio Moraes

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
Reajuste consta do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, enviado nesta terça-feira (15) ao Congresso