Decisão também inclui outras 12 cidades gaúchas, entre elas Vale Verde
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Santa Cruz do Sul devido à estiagem prolongada que afeta o município desde o início do ano. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, foi tomada por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, e também inclui outras 12 cidades gaúchas, entre elas Vale Verde.
Com o reconhecimento, a prefeitura de Santa Cruz pode agora solicitar recursos da União para ações de defesa civil. A medida reforça o decreto municipal publicado em 19 de março, que já previa a adoção de providências emergenciais com mais agilidade, inclusive dispensando processos licitatórios para contratações e compras urgentes.
O decreto
Entre os fatores que levaram à medida está o agravamento das perdas na agricultura. Conforme laudo da Emater, os prejuízos somaram R$ 29 milhões, com impacto significativo nas lavouras de soja, hortaliças, produção de leite e cultivos de subsistência. A seca também comprometeu o abastecimento de água para moradores da zona rural, onde 60 famílias precisaram de assistência e 40 propriedades enfrentaram dificuldades no fornecimento.
A estação meteorológica da região central de Santa Cruz do Sul confirmou o cenário crítico. Entre janeiro e março de 2025, choveu apenas 252 milímetros – volume inferior aos 408 milímetros registrados no mesmo período do ano passado. O decreto de emergência por conta da seca foi publicado pelo município no dia 19 de março.
Notícias relacionadas

Escola Família Agrícola de Vale do Sol elege nova diretoria
A chapa única contou com 18 membros e foi aprovada por unanimidade

Amprotabaco propõe criação de câmara técnica aos deputados do Paraná
Objetivo é acompanhar a implementação da lei da classificação do tabaco nas propriedades rurais do estado

“Procura cresceu 100%”, garante feirante em relação à venda de peixes
Nesta quarta-feira (16) teve início a Feira do Peixe em Vera Cruz, junto ao Espaço do Produtor Rural

Primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 125 famílias em Venâncio Aires
As cestas são compostas por frutas, legumes, verduras e outros itens cultivados pelos produtores locais