MALHA AÉREA

Santa Cruz tenta retomar voos da Azul após suspensão de quase um ano

Publicado em: 14 de abril de 2025 às 18:00
  • Por
    Nícolas da Silva
  • FOTO: ARQUIVO GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Pousos e decolagens no Aeroporto Luiz Beck da Silva estão suspensas desde maio de 2024

    O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santa Cruz do Sul, Leonel Garibaldi, em entrevista à Arauto News 89,9 FM, fez uma análise dos primeiros meses de gestão e abordou temas relevantes para o desenvolvimento da cidade. Um dos assuntos em destaque foi a possível retomada das operações da companhia aérea Azul no município, suspensas desde a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024.

    Os voos, que partiam do Aeroporto Luiz Beck da Silva, faziam parte de uma estratégia do Governo do Estado de impulsionar a aviação regional, por meio da revisão do Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação. Entre as medidas adotadas, esteve a redução do ICMS sobre o combustível de aviação, facilitando o acesso das companhias aéreas a municípios do interior.

    Segundo Garibaldi, apesar do interesse da atual gestão em restabelecer a rota, ainda não houve avanço significativo nas tratativas com a Azul. “Nós tivemos uma dificuldade enorme de conseguir ter contato com eles. Sendo bem honesto, eu ainda não consegui falar com o representante da Azul, especificamente, que pudesse tratar sobre esse assunto”, relatou o secretário. Ele esclareceu que não há vínculo contratual entre o Município e a companhia aérea. “O que houve foram tratativas verbais no governo anterior, porque foi estabelecida a linha aérea aqui para Santa Cruz do Sul através de uma tratativa da empresa Azul junto com o governo estadual.”

    Garibaldi ressaltou ainda que a implementação da rota se deu em um contexto mais amplo, ligado à estratégia estadual de ampliação da malha aérea regional, com voos para Alegrete, Bagé, Canela, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Borja. O secretário informou que uma reunião já foi marcada com o responsável pelas atividades aeroportuárias do Rio Grande do Sul, com o objetivo de buscar soluções para a retomada das operações.