Estrutura fica localizada em Linha Pinheiral
Com um trabalho reconhecido em toda a região, a ONG Cavalo de Lata acolhe e garante cuidados permanentes a cerca de 130 cavalos vítimas de abandono, negligência e maus-tratos em Santa Cruz do Sul. Para acompanhar de perto o funcionamento dessa importante estrutura — que recebe repasses mensais via convênio com o Município — o prefeito Sérgio Moraes e a secretária de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, realizaram uma visita técnica à sede da ONG na tarde da última quinta-feira, 10.
Localizada em Linha Pinheiral, a estrutura abriga, de forma permanente, entre 30 e 40 equinos — a maioria em tratamento de saúde, muito idosos, gestantes ou em processo de reabilitação. A novidade agora são os animais que estão sendo treinados para atuar em sessões de equoterapia — método terapêutico que utiliza o cavalo no estímulo ao desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
Ao todo, a ONG tem sob seus cuidados cerca de 130 cavalos em situação de vulnerabilidade, distribuídos em sete propriedades rurais. Por meio do convênio com o Poder Executivo – que repassa R$ 65 mil mensais – diversas melhorias estruturais já puderam ser realizadas, como a construção de baias, instalação de cercas, limpeza de açudes e outras benfeitorias que garantem mais conforto aos animais e segurança aos trabalhadores. Outros recursos, de empresas e doações, também são fundamentais para a operação, que funciona com o trabalho de colaboradores e voluntários.
A visita foi coordenada pela secretária Bruna Molz, nacionalmente conhecida pela longa trajetória de atuação na causa animal, e acompanhada pelo vereador Andrei Barbosa. Os visitantes foram recebidos pelo presidente da ONG, Jason Duani Vargas, pela diretora financeira Ana Paula Knak e pelo médico veterinário Cássio Peiter.
Durante a agenda, a comitiva ainda teve a oportunidade de interagir com alunos da Escola Nossa Senhora do Rosário, que estavam conhecendo o trabalho da ONG por meio de uma visita guiada. O prefeito aproveitou para conversar com os estudantes e registrar o momento com fotos. “Ver de perto o cuidado com cada cavalo, os esforços da equipe, a recuperação desses animais, é impossível não se emocionar. Esse é um trabalho que merece todo nosso reconhecimento — e o apoio do poder público é fundamental para que ele continue acontecendo”, destacou.
Notícias relacionadas

Lojas Pioneira celebra 37 anos com mês inteiro de promoções em Santa Cruz
Cada semana um item diferente do portfólio de produtos estará com descontos

Santa Cruz sedia segunda Mostra Azeites & Vinhos da Serra do Sudeste
Evento de gastronomia e enologia ocorre no próximo dia 16 de maio, na City Car

Fecars em 2026 é confirmado em Santa Cruz do Sul
Informação foi revelada neste sábado, na 101ª Convenção Tradicionalista, promovida pelo MTG em Encantando

Jardins filtrantes e nova ligação entre Vera Cruz e Santa Cruz estão nos planos da Administração Municipal
Além de apresentar os feitos em 100 dias, governantes anunciaram projetos para o futuro