VERA CRUZ

IMI reúne lideranças estudantis em encontro da Rede Sinodal

Publicado em: 11 de abril de 2025 às 15:46
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Bem-estar e protagonismo foram tema de palestra | Divulgação IMI
    compartilhe essa matéria

    Evento envolveu cerca de 50 estudantes de 10 escolas da região Centro

    “Protagonismo e propósito: inovando o impacto social transformador” foi o tema do 30º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação sediado pelo Instituto Sinodal Imigrante, o IMI, de Vera Cruz, nos dias 4 e 5 de abril. Participaram cerca de 50 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de 10 escolas da região Centro (Ceat, Mauá, Barão, Gaspar Silveira Martins, Gustavo Adolfo, Conventos, Teutônia, Martin Luther e IMI). O evento ocorreu também em outras três sedes representando as regiões Setentrional, Missões e Meridional, envolvendo ao todo mais de 200 estudantes.

    Foram dois dias de intensa programação com palestras e atividades práticas voltadas a fomentar o intercâmbio de ideias e embasadas na inteligência artificial na tomada de decisões, no papel do bem-estar na construção de líderes saudáveis e resilientes e na importância das vivências colaborativas na formação de uma mentalidade inovadora e socialmente responsável. A abertura do evento contou com a presença de autoridades, entre as quais o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker; o coordenador regional da Rede Sinodal, Rodrigo Ulrich, e do pastor John Espig. Ainda, a acolhida teve a participação do Conjunto Instrumental do IMI.

    O pastor John Espig fez a acolhida aos estudantes, destacando a importância do papel transformador da educação, assim como o comprometimento dos jovens participantes em pensar na liderança para a transformação pessoal e em ações nas comunidades em que estão inseridos. Já o coordenador regional da Rede Sinodal de Educação, Rodrigo Ulrich, abordou o evento a partir do comprometimento dos estudantes. “Vocês estão aqui porque querem estar presentes”, observou.

    A diretora do IMI, Danieli Eichwald, deu as boas-vindas e ressaltou que o evento foi pensado para fortalecer o protagonismo juvenil e oportunizar que os estudantes participem de forma assertiva na construção de soluções e iniciativas efetivas e criativas nas suas escolas e comunidades escolares. E, ao fazer um retrospecto dos dois dias de integração, reafirmou a importância do propósito do evento. “Gostaria de expressar nossa profunda gratidão por esta experiência enriquecedora que compartilhamos. Ser e estar em Rede é, sem dúvida, uma vivência gratificante, especialmente quando testemunhamos nossos jovens interagindo, criando vínculos e se engajando plenamente na proposta do evento. Foi inspirador ver o entusiasmo e a participação ativa dos estudantes e professores que vieram de outras escolas. A receptividade, a educação e o envolvimento demonstraram o verdadeiro espírito de colaboração e aprendizado mútuo. Tivemos imenso prazer em acolhê-los e esperamos que esta troca siga fortalecendo nossa rede de ensino”, enaltece.

    Estudante do IMI, Antônia Lopes frisa que a experiência do evento trouxe lições que vai levar para a vida. “Eu sou muito comunicativa, gosto de interagir, então receber outros estudantes foi muito positivo, conhecer novas pessoas e fazer laços”, conta a jovem que já participou de outros eventos da Rede Sinodal. “Também foi muito bom hospedar visitantes e poder retribuir um pouco do acolhimento que já recebi”, reconhece. Da mesma forma, a aluna Antônia Junqueira, do IMI, relata a oportunidade de conhecimento adquirido durante a programação. “Por exemplo, visitar a empresa Unicruz e ver como se reestruturou em pouco tempo após o incêndio por causa das pessoas, com a ajuda dos colaboradores que são líderes, foi inspirador”, conta. Para as colegas de turma, todos os momentos foram instigantes e trouxeram conhecimento que já pode ser aplicado. “Mudou a nossa visão sobre a inteligência artificial”, revelam as jovens que já estão usando ferramentas para aplicar nos estudos, o que corrobora os propósitos do evento.

    Programação

    A programação com os estudantes iniciou com a palestra “A arte da Liderança: a magia está em você!”, com Roberto Weiss Kist, advogado, sócio-fundador da AKBK Advogados, palestrante. Entre mágicas e falas inspiradoras, Kist falou sobre como o exemplo arrasta. “Não precisa dizer como fazer, mas ter atitude. Conseguir fazer o bem ao replicar atitudes para mim é liderança”, frisou, destacando que valores e princípios como a ética e honestidade são fundamentais na liderança.

    O “eterno acreditador” Maiquel Thessing, que é diretor comercial do Grupo Arauto de Comunicação, eterno acreditador, maratonista e idealizador do Feed de Negócios, falou sobre sua trajetória profissional no rádio e sobre mudança de hábitos pessoais na palestra “Bem-estar e protagonismo: cuidando de si para cuidar dos outros”. A partir de sua carreira, Thessing deixou a mensagem de que “cada etapa ensina, cada desafio transforma” e de que na comunicação palavras podem ser transformadas em conexões.

    A inteligência artificial “Inovação com propósito: ferramentas de IA para líderes transformadores”, foi o tema da tarde de sexta-feira com Edson Ahlert, professor da Univates e especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Para Ahlert, dominar a tecnologia é fundamental. “Não é a inteligência artificial que vai tirar o trabalho de alguém, mas alguém que sabe usar a IA”. A fala do palestrante marcou os estudantes que tiveram explicações sobre como melhor utilizar as ferramentas de IA disponíveis, assim como atividades práticas de produção dos melhores “prompts” para usar os benefícios da IA.

    Ainda no primeiro dia, antes do jantar de confraternização e da acolhida dos visitantes em casas de famílias da comunidade escolar do IMI, os estudantes tiveram a gincana de integração “Desafio de Líderes: protagonismo em ação, propósito em movimento!”. Já no sábado, os jovens líderes visitaram a empresa Unicruz Tobacco Processing, situada às margens da RSC-287. “Liderando no mundo real: explorando exemplos de impacto social numa empresa”, foi a proposta que norteou a fala da diretora administrativa, Rafaela Vargas, junto com outros líderes da empresa que conduziram a visitação aos espaços da indústria. A diretora Rafaela Vargas contou do incêndio de grandes proporções que em janeiro deste ano atingiu a empresa e de como, através das lideranças entre os colaboradores, foi possível retomar as atividades em 40 dias. Com exemplos do funcionamento do processamento do tabaco, os estudantes ouviram sobre a política de formação de pessoas, uso da tecnologia e práticas de sustentabilidade que fazem parte do contexto da Unicruz.

    O fechamento do 30º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis foi com a diretora do IMI, com o “Bate-papo: semeando boas práticas, colhendo um mundo melhor”. A atividade fez uma conexão com os demais momentos do evento para destacar a importância das ações de cada um na sua trajetória pessoal e na transformação do mundo ao seu redor.

    AS PALESTRAS

    • “A arte da Liderança: a magia está em você!”, com Roberto Weiss Kist, advogado, sócio-fundador da AKBK Advogados, palestrante.
    • “Bem-estar e protagonismo: cuidando de si para cuidar dos outros”, com Maiquel Thessing, diretor comercial do Grupo Arauto de Comunicação, eterno acreditador, maratonista e idealizador do Feed de Negócios.
    • “Inovação com propósito: ferramentas de IA para líderes transformadores”, com Edson Ahlert, professor da Univates e especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.
    • “Desafio de Líderes: protagonismo em ação, propósito em movimento!”, com Moisés Tonelli e Danusa Konzen, professores do IMI.
    • “Liderando no mundo real: explorando exemplos de impacto social numa empresa”, com Rafaela Vargas, diretora Administrativa da Unicruz Tobacco Processing.
    • “Bate-papo: semeando boas práticas, colhendo um mundo melhor”, com Danieli Eichwald, diretora do IMI, professora de teatro e mestre em Gestão Escolar e Políticas Públicas pela UFSM.