Estrada que antes ligava as casas do Recanto do Sossego ao restante de Rio Pardinho desapareceu em alguns trechos
O que um dia foi lar para cerca de 30 famílias hoje é um espaço tomado pelo mato e pelo silêncio. A área conhecida como Recanto do Sossego, na localidade de Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul, existe agora apenas na memória de quem viveu ali. Para quem não conhece a história do local, é quase impossível imaginar que naquela área, antes da enchente, existiam dezenas de casas, ruas e vida.
A reportagem do Grupo Arauto foi até o local, se guiando por imagens de satélite registradas antes da tragédia. No caminho, o cenário encontrado é de abandono e tristeza. Onde antes havia residências, restaram apenas alicerces cobertos por vegetação alta. Em alguns pontos, o mato supera a altura das estruturas de concreto que sobraram.
Além dos alicerces, alguns vestígios ainda resistem, como pedaços de telhas quebradas, restos de tijolos e fragmentos de lembranças. Todo o restante foi levado pela força da água durante a enchente que atingiu a região no ano passado. Foi neste mesmo local que aconteceu uma das cenas mais dramáticas daquela enchente. Uma adolescente de 13 anos, que estava com a família tentando escapar da cheia, acabou sendo arrastada pelas águas e perdeu a vida.
As imagens de satélite ainda mostram traços das antigas ruas da localidade, mas, ao chegar ao terreno, a realidade é outra. A estrada que antes ligava as casas do Recanto do Sossego ao restante de Rio Pardinho desapareceu em alguns trechos. Onde ainda existe algum caminho aberto, ele é utilizado apenas por máquinas agrícolas, que precisam cruzar o local para acessar plantações e propriedades rurais próximas.
Ficou interessado e quer saber mais? Rio Pardinho é um dos destaques do podcast que o Grupo Arauto produziu sobre o primeiro anos das enchentes em Santa Cruz. Ouça:
Notícias relacionadas

ÁUDIO: Podcast marca um ano da enchente em Santa Cruz e debate avanços na prevenção
Produção do Grupo Arauto aborda ações realizadas pela Administração e dificuldades enfrentadas pela comunidade

Bom pra cachorro: enchentes abrem novo capítulo para centenas de animais
Profissionais de Santa Cruz, após experiência, chegaram a auxiliar Porto Alegre e Canoas

Enchente que levou memórias: um ano depois, a dor ainda mora na Praia dos Folgados
Moradores ainda tentam reconstruir e voltar a viver com sossego no local

Construção de barreiras de proteção contra cheias do Rio Pardinho avança
Medida, segundo moradores, tem auxiliado no controle da água