O documento estabelece diretrizes e procedimentos a serem adotados em situações de emergência
Foi aprovado, nesta semana, o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Placon) para 2025, elaborado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Candelária. O documento estabelece diretrizes e procedimentos a serem adotados em situações de emergência, como inundações, incêndios, alagamentos, estiagens, tempestades, deslizamentos, acidentes com cargas perigosas, entre outros desastres naturais ou provocados por ação humana.
O objetivo principal do Placon é garantir uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência, priorizando o socorro à população, a redução de danos e a reabilitação das áreas afetadas. Quando a prevenção não for suficiente para evitar o desastre, o plano orienta a atuação dos órgãos envolvidos, desde a fase de alerta até a recuperação do cenário.
A proposta padroniza as ações dos órgãos signatários em cinco eixos fundamentais: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. As ações de prevenção visam evitar a ocorrência de desastres, enquanto as de mitigação buscam reduzir seus efeitos quando já há risco iminente.
Na fase de preparação, são desenvolvidas medidas para otimizar a resposta e minimizar perdas. Já a resposta envolve ações emergenciais durante ou logo após o desastre, como socorro, assistência humanitária e restabelecimento dos serviços essenciais. Por fim, a recuperação tem como foco restaurar a normalidade social, econômica e ambiental no município.
Notícias relacionadas

FOTOS: Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Rio Pardo
Evento integrou a programação da Sexta-feira Santa da cidade

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista

Rádio Revista – Edinho Nascimento

Rádio Revista – Luiza Helena Lopes Chaves, presidente da AMBE
Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda realiza galeto solidário em prol da menina Melissa