VENÂNCIO AIRES

Inicia instalação de novas bocas de lobo para reforçar sistema de drenagem urbana

Publicado em: 10 de abril de 2025 às 11:43
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Ações começaram pelo Bairro União e seguem para o Bairro Aviação

    A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), deu início, nessa quarta-feira (9), ao trabalho de instalação de novas bocas de lobo em diversos pontos da cidade. Ao todo, serão 226 unidades implantadas nesta primeira etapa, com o objetivo de melhorar o escoamento da água da chuva e prevenir alagamentos em áreas críticas.

    “Iniciamos um trabalho na região central da cidade, e na parte baixa, que é de substituição das bocas de lobo, com ampliação de diâmetro de um metro. Com isso, a população vai observar alguns transtornos. Todo esse trabalho é por um bom motivo, para evitar os alagamentos na região central, aqueles pontos mais críticos quando qualquer chuva já causa alagamentos. Muito trabalho pela frente, e é só o início. Vamos fazer muita coisa ainda”, destaca o prefeito Jarbas da Rosa.

    A primeira unidade foi implantada como marco inicial do projeto na Rua Tiradentes esquina com a Getúlio Vargas, próximo ao Supermercado Lenz, no Bairro União. As próximas serão instaladas nesta quinta-feira (10), na rua Cond´Deu, no Bairro Aviação. Os trabalhos seguem um cronograma que contempla bairros com maior incidência de acúmulo de água e que apresentam estrutura deficiente de drenagem. A escolha dos locais para instalação levou em conta estudos técnicos que identificaram os pontos mais críticos da cidade.

    De acordo com o secretário da pasta, Sid Ferreira, a iniciativa faz parte de um pacote de melhorias na infraestrutura urbana, e a previsão é de que as 226 unidades estejam concluídas nas próximas semanas. “A instalação dessas bocas de lobo representa um avanço importante na nossa política de prevenção a alagamentos e manutenção da malha urbana. Queremos concluir o trabalho de instalação em 90 dias. Estamos atentos às demandas da população e investindo em ações que tragam mais segurança e qualidade de vida”, destacou o secretário da pasta.

    A empresa venâncio-airense Dmol Construtora e Pré Moldados Ltda ficará responsável por toda a execução do projeto, seguindo critérios técnicos rigorosos e cronograma previamente estabelecido. Além disso, a Prefeitura reforça que segue a manutenção preventiva das bocas de lobo já existentes, garantindo seu funcionamento pleno. A iniciativa faz parte de um pacote maior de obras estruturantes que serão implementadas.

    Leia também