Economia

Feira de Hannover foi oportunidade para divulgar Venâncio Aires, destaca secretário

Publicado em: 08 de abril de 2025 às 13:00
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Comitiva de Venâncio Aires | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Grupo da Capital do Chimarrão participou do evento, que foi realizada na Alemanha entre final de março e início de abril deste ano

    Após retornar da Hannover Messe, maior feira de tecnologia industrial do mundo, realizada em Hannover, na Alemanha, a comitiva venâncio-airense avalia a participação e elenca os aprendizados que poderão ser aplicados no município. A Capital do Chimarrão esteve representada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hütmann, e de Governança, Administração e Gestão, Tiago Quintana, e os sócios-proprietários Evaporsul Climatizadores Evaporativos, Cristiano Leandro e Carlos André Ribeiro.

    Os quatro integraram a comitiva formada pela Federal das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e também pelo Sebrae RS. A Feira ocorreu de 31 de março a 4 de abril, e conforme o secretário Marcos Hütmnan, além de conhecer os estandes, o grupo realizou visitas técnicas em algumas fábricas, entre elas a da Volkswagen e da Wago.

    “A Volkswagen é uma das maiores montadoras e fabricantes de automóveis do mundo. Eles têm cerca de 60 mil funcionários nas suas unidades, e na unidade que nós visitamos, eles têm cerca de 4 mil robôs trabalhando diretamente na produção de veículos. Quase que a gente não vê funcionários, só mais na parte de acabamentos mesmo. Os robôs operam o tempo todo, em todas as linhas de produção, e foi muito valoroso, uma iniciativa para nós conhecermos essa realidade, visto que também eles têm essa dificuldade na mão de obra, e estão trabalhando muito com os processos de robotização”, explica.

    Na fábrica da Wago, segundo Hütmann, a comitiva pôde compreender um pouco mais da realidade e conhecer como ocorrem os processos, especialmente com a questão do trabalho dos funcionários. “A fábrica que a gente visitou tem 3 mil unidades, e é muito interessante que eles têm dentro da fábrica uma escola técnica. É parecido como se eles tivessem um IFSul [Instituto Federal Sul-rio-grandense], que tem um ensino médio técnico voltado a alguma aptidão, só que esse ensino médio técnico deles é dentro da própria fábrica. É a própria empresa que oferta então essas bolsas de estudos para os jovens, onde eles já saem com a sua profissão e na maioria das vezes com carteira assinada da própria empresa.”

    A participação na Feira de Hannover oportunizou que os representantes de Venâncio Aires, além das visitas técnicas, pudessem realizar networking, fazer contato com empresas tanto de Hannover e de outras partes do mundo, mas, também, com empresários que integravam a delegação gaúcha. “No primeiro dia, por exemplo, nós tivemos uma reunião onde os quase 80 integrantes puderam se apresentar, tanto as empresas quanto também as entidades e os órgãos do poder público. Eu tive a oportunidade de falar sobre o município de Venâncio, vender o município de Venâncio como capital nacional de chimarrão, como segundo polo metal mecânico do estado, o importante polo de proteína animal, também como sexto maior exportador do estado do Rio Grande do Sul”, detalha. “[essa é a] importância da gente também estar presente, criar, gerar relacionamento, vender o município, mostrar as potencialidades, porque isso tudo gera outras oportunidades”, complementa.

    Marcos Hütmann explica que todos os anos a Hannover Messe tem um país parceiro da feira. Neste ano, foi o Canadá. Em 2026 será o Brasil, conforme anunciado pela organização. Desta forma, a comitiva que esteve na Alemanha já começou a se mobilizar para incentivar a participação de mais autoridades e representantes gaúchos, como forma de fortalecer o Estado e, também, as ações que possam auxiliar no desenvolvimento econômico dos municípios.