Santa Cruz

Vereador sugere naming rights para viabilizar climatização do Ginásio Arnão; entenda

Publicado em: 08 de abril de 2025 às 09:00
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
    compartilhe essa matéria

    Durante pronunciamento na tribuna, Eduardo Wartchow defendeu a iniciativa e citou exemplos conhecidos

    A busca por uma solução para climatizar o Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul, sem custos aos cofres públicos, ganhou um novo capítulo. A proposta do vereador Eduardo Wartchow (Novo) prevê a concessão dos naming rights — prática em que empresas pagam para ter seus nomes associados a espaços públicos de grande circulação.

    O projeto de lei, que deve ser votado em breve na Câmara de Vereadores, autoriza o Município a firmar contratos de cessão onerosa do direito de nomeação de espaços públicos. Durante pronunciamento na tribuna, Wartchow defendeu a iniciativa e citou exemplos conhecidos, como o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo. Lá, o contrato com a seguradora alemã Allianz rende ao clube cerca de R$ 27,5 milhões por ano.

    Em Santa Cruz, a ideia é que o Arnão mantenha sua identidade histórica, mas receba o nome de uma empresa patrocinadora, que teria como contrapartida a responsabilidade de instalar um sistema de climatização no ginásio, além do pagamento de um valor anual ao Município.

    O vereador sugeriu que, após a aprovação do projeto, o Executivo, comandado por Sérgio Moraes (PL), lance um edital público para selecionar a empresa interessada em adquirir os naming rights do Arnão.

    A proposta surge em meio a recorrentes debates sobre a necessidade de climatização do ginásio, especialmente após grandes eventos como o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que costuma lotar o espaço. As altas temperaturas no interior do Arnão, agravadas pelo uso de indumentária tradicionalista, já provocaram episódios de mal-estar entre participantes.