Município teve o melhor desempenho do Brasil, puxado pela cultura do tabaco e serviços ligados ao cultivo e colheita
Santa Cruz do Sul mais uma vez se destacou no cenário nacional quando o assunto é força do agronegócio. O município foi o que mais gerou empregos formais no setor agropecuário em todo o Brasil durante o mês de fevereiro, com um saldo positivo de 3.711 novos postos de trabalho, segundo dados do Informativo de Trabalho no Campo, divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O levantamento mostrou que o Brasil registrou, ao todo, 273.744 admissões e 228.239 desligamentos no campo, o que resultou em um saldo positivo de 45.505 novas vagas no mês. Em comparação, o desempenho foi superior ao observado nos mesmos períodos de 2024 e 2023, quando foram geradas 25.222 e 37.363 vagas, respectivamente.
Entre as mais de 4,7 mil cidades com movimentação no agro, Santa Cruz do Sul apareceu no topo do ranking nacional, seguida por Rio Paranaíba (MG) e Venâncio Aires (RS), que também têm forte ligação com cadeias produtivas específicas.
O bom desempenho local está diretamente ligado à cultura do tabaco e aos serviços relacionados ao plantio, cultivo e colheita. Conforme a CNM, o processamento industrial do fumo foi responsável por um saldo positivo de 5,4 mil vagas em todo o país no mês. Além disso, o setor de preparação de terreno, cultivo e colheita gerou outras 3 mil vagas.
Outros segmentos que contribuíram para o resultado nacional foram o abate de aves, o cultivo de soja, e ainda atividades ligadas ao cultivo de alho e maçã, além da criação e abate de bovinos e suínos, com destaque para 8,4 mil novos postos de trabalho.
Notícias relacionadas

Agricultores de Mato Leitão são contemplados com cisternas; confira a lista
Município receberá valor do Governo do Estado para realização do projeto

Exposição de animais da Expocande 2025 valoriza diversidade do setor agropecuário
Mostra vai contar com mais de 200 animais de pequeno a grande porte

Governo Federal reconhece situação de emergência de Santa Cruz pela estiagem
Decisão também inclui outras 12 cidades gaúchas, entre elas Vale Verde

Venâncio Aires decreta situação de emergência em decorrência da estiagem
Perdas na agricultura e abastecimento de água estão entre as ações já realizada pelo Executivo