Duas pessoas morreram durante a ação
Pelo menos dois presos morreram e 28 fugiram da Penitenciária Estadual de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na madrugada deste domingo (15). Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, os internos escaparam após uma explosão que abriu um buraco no muro da unidade.
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), os corpos dos dois presos – baleados e mortos durante confronto com os policiais que tentavam conter a fuga – foram transferidos da penitenciária para serem identificados. Com os criminosos mortos, a polícia encontrou uma metralhadora Uzi 9 mm, uma bolsa com aproximadamente 300 cartuchos calibre 5,56 e um colete à prova de balas.
Por volta das 3 horas da madrugada, houve um tumulto entre os presos. Para o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, o propósito dos detentos era desviar a atenção dos agentes penitenciários. E perto das 5h30min, houve dois fortes estrondos na penitenciária.
Cerca de 15 homens fortemente armados participaram da ação do lado de fora da penitenciária, dando cobertura à fuga. Reunidos próximo ao buraco aberto no muro, o grupo disparou contra os policiais que estavam nas guaritas e contra as equipes de segurança em solo. Na fuga, quatro suspeitos fizeram uma família refém na cidade de Quatro Barras. Os bandidos portavam três fuzis e duas pistolas e foram rendidos por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Para o secretário Mesquita, a ação demonstra um alto nível de organização. “Trata-se de uma ação orquestrada há muitos dias, preparada. A Polícia Civil vai investigar os envolvidos neste plano de fuga e as forças de segurança do Estado estão agora empenhadas para recapturar os detentos que conseguiram fugir".
Para tentar localizar os fugitivos, a Polícia Militar deslocou um helicóptero e dezenas de unidades para o local da ocorrência. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) montaram barreiras e estão abordando veículos suspeitos na BR-116, que atravessa o estado.
Notícias relacionadas
![Como funcionava o esquema de desvios de emendas destinadas ao Ana Nery](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-07.40.43-1200x1126.jpeg)
Como funcionava o esquema de desvios de emendas destinadas ao Ana Nery
Destinação de mais de R$ 1 milhão estava programada para outros municípios, mas após intermédio de lobista, valor veio parar em Santa Cruz
![Suspeita de matar familiares com bolo envenenado é encontrada morta em penitenciária de Guaíba](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/bolo-envenenado.avif)
Suspeita de matar familiares com bolo envenenado é encontrada morta em penitenciária de Guaíba
Ela estava detida desde que as investigações e resultados das perícias indicaram o uso do veneno
![Homem tem celular roubado de sua mão enquanto caminhava no Centro](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/video3-2.jpg)
Homem tem celular roubado de sua mão enquanto caminhava no Centro
Vítima, que estava mexendo no aparelho quando foi surpreendida, chegou a cair no chão. Caso está sendo investigado
![Duas mulheres ficam feridas em acidentes registrados em Venâncio Aires](https://portalarauto.com.br/wp-content/themes/portalarauto/images/placeholder-arauto.png)
Duas mulheres ficam feridas em acidentes registrados em Venâncio Aires
Casos aconteceram no Bairro Gressler e no Centro da cidade, nessa quarta-feira