Obra já alcançou 50% de conclusão e deve ser finalizada ainda neste ano
A construção da barragem Dona Josefa, em Vera Cruz, segue com os trabalhos avançados. A obra já alcançou 50% de conclusão e deve ser finalizada ainda em 2025. A informação foi revelada pelo prefeito Gilson Becker em entrevista à Arauto News 89,9 FM. O projeto, em andamento desde 2021, visa garantir o abastecimento de água para a Capital das Gincanas durante os períodos de escassez hídrica.
Na última terça-feira (2) foi realizada uma audiência na Escola José Bonifácio, em Linha Andréas, que abordou as dúvidas da comunidade sobre a construção da barragem. “Nós fizemos essa reunião e levamos o engenheiro responsável pelo projeto, acompanhamento e também execução da obra. Tratamos principalmente com relação à forma de construção, ao volume e as questões de segurança que são fundamentais para estarem sendo pontuadas”, esclareceu Becker. A estrutura está sendo construída com um coeficiente de segurança 3, o que significa que suporta três vezes o mínimo exigido para garantir a segurança.
A barragem terá uma lâmina de água de 16 hectares e capacidade de armazenamento de aproximadamente 250 mil metros cúbicos. Conforme o Chefe do Executivo, estima-se que esse volume seja suficiente para abastecer a cidade por cerca de 55 dias.
Becker frisou ainda que a construção não causará interferência ao Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. A área destinada à barragem está localizada a 14 quilômetros da localidade do município vizinho. Desta forma não ocupará espaço dentro do bairro, na área do Rio Pardinho, entre Vera Cruz e Santa Cruz, a exemplo do que ocorre com o Lago Dourado.
Notícias relacionadas

Cristo Protetor de Encantado inaugura neste domingo com missa de acolhimento
Expectativa da organização é receber um público total, entre os dois dias, de 3,5 mil visitantes

Feira da Agroindústria Familiar na Expocande 2025 promete sabor e tradição
Evento ocorre de 30 de abril a 4 de maio

Secretaria de Saúde confirma morte por dengue em Cachoeira do Sul
É o segundo óbito por conta da doença no RS neste ano

Prazo para envio de projetos da Consulta Popular 2024/2025 é prorrogado até 15 de abril
A apresentação dos documentos é condição necessária para que os recursos sejam liberados