Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a delegada Raquel Schneider explicou a possibilidade
A Lei Maria da Penha marcou um importante avanço em relação à proteção da mulher no âmbito familiar. Porém, o que muitos não sabem é que essa medida pode ser estendida aos filhos e familiares das vítimas, mesmo que não sejam diretamente agredidos. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a delegada Raquel Schneider, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz do Sul, explicou a possibilidade de ampliação da medida protetiva.
Com a lei nº 14.344, de 2022, conhecida como medida Henry Borel, foi criada mecanismos para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes. “Existe essa medida somente para as crianças, se verificar necessidade e a proteção, para afastar então o agressor do contato com as crianças”, salientou Raquel.
A Lei Henry Borel prevê medidas como a proibição de contato entre o agressor e a vítima, afastamento do agressor do lar, escola e locais frequentados pela vítima, acolhimento em família extensa, substituta ou institucional e denúncia obrigatória por parte das autoridades.
A delegada Schneider também destacou a necessidade de uma abordagem sistêmica para combater a violência doméstica, envolvendo a comunidade e as autoridades. “Precisamos desse olhar do todo, não somente da questão violência homem e mulher. Porque a gente não lida com crimes isolados, nós lidamos com toda uma comunidade familiar envolvida nisso e que vai ter reflexos daquela violência”, concluiu.
Notícias relacionadas

Mulher e criança ficam feridas em acidente na RSC-287
Colisão ocorreu na tarde desta segunda-feira em Linha Pinheiral

Carro e caminhão se envolvem em acidente na RSC-287
O motorista de um Ford KA ficou ferido, porém ainda não há informações sobre seu estado de saúde

Acidente deixa jovem de 21 anos morto em Passa Sete
Colisão aconteceu na manhã desta segunda-feira

Homem que matou a tiros segurança em festa de Vera Cruz é condenado
Embora tenham reconhecido crime, jurados retiraram qualificadoras a pedido da defesa e da acusação, o que reduziu pena de réu