Raquel Schneider esclareceu o tema em entrevista à Arauto News 89,9 FM
Após sofrerem violência doméstica, muitas mulheres acabam retornando a conviverem com seus agressores. Em alguns casos, a questão financeira é um dos principais motivos. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a delegada Raquel Schneider, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz do Sul, falou sobre o acompanhamento dessas ocorrências e esclareceu como são tratados os casos de mulheres que retornam aos seus agressores após medidas protetivas serem solicitadas.

Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto
A Patrulha Maria da Penha realiza visitas periódicas às residências das vítimas para verificar a situação. Conforme a delegada, existem diversos casos em que a mulher retornou ao ambiente em que foi vítima de violência doméstica, no entanto, não comunicou os órgãos competentes. “Muitas vezes a Brigada Militar chega ao local e encontra o casal se relacionando novamente, e ela não tinha nos informado. Se ela pedir medida protetiva e retomar o relacionamento, ela tem que ir até o fórum e desistir do prosseguimento da ação. Aquelas medidas, quando ela volta, quando ela deixa o agressor se aproximar, elas perdem a validade”, explicou.
Conforme Raquel, além das questões financeiras, muitas mulheres retomam o relacionamento com seus agressores por não terem trabalhado o ciclo da violência. No entanto, a equipe da Deam se coloca sempre disponível para orientar e apoiar as vítimas. “Daqui a pouco ela [mulher] está de novo sofrendo violência, e ela volta a pedir ajuda. Mas também acontece de realmente retomar um relacionamento e seguir de uma forma saudável, é possível. Porém, sempre com esse papel de mostrar para a vítima o caminho, a gente mostra o caminho, se ela vai querer é com ela”, salientou.
Denúncias
Em casos de denúncias, a comunidade tem a garantia do anonimato. As notificações podem ser feitas pessoalmente na Deam, pelo telefone (51) 9 8416-4590 (WhatsApp e ligação telefônica) ou pelo 180.
Leia também
Notícias relacionadas

Medida protetiva pode ser estendida a familiares das vítimas de violência doméstica; entenda
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a delegada Raquel Schneider explicou a possibilidade

Colisão entre dois carros é registrada em Santa Cruz
Colisão envolveu um Renault Sandero e um Chevrolet Cruze

Polícia investiga caso de homem encontrado com graves ferimentos em via pública
Vítima natural do Amapá trabalha em empresa de organização florestal, e precisou ser transferida para Cachoeira do Sul devido aos traumas

Morador de Santa Cruz é preso por embriaguez após acidente em Lajeado
Etilômetro apontou 0,91 miligramas de álcool por litro de ar expelido — índice que caracteriza crime de trânsito